
O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, já está com data marcada para deixar o PSDB e ingressar no PSD: 30 de agosto. A filiação deve acontecer em um ato festivo com a presença do governador Eduardo Leite – propulsor da migração e atual presidente estadual da sigla – e do presidente nacional, Gilberto Kassab.
Junto com Zaffalon, a promessa é de que outros prefeitos e deputados tucanos também realizem a migração.
A saída do prefeito vai coincidir com mês em que ele entrou no PSDB, há dois anos. Zaffalon havia deixado o MDB para concorrer novamente à prefeitura de Gravataí, depois de desavenças com o ex-prefeito, Marco Alba, migrando para o ninho tucano justamente a convite de Leite. Agora, deve seguir, novamente, o rumo do governador.
“Gosto muito do governador Eduardo Leite e prometi para onde ele que ele fosse, eu iria junto”, afirmou Zaffalon à reportagem.
Na avaliação do gestor, o PSDB, que vinha diminuindo nacionalmente, mas tinha conseguido com respiro no Rio Grande do Sul, com a eleição de Leite em 2022 e de 33 prefeitos em 2024, deve sofrer uma perda significativa após a saída do governador.
“O partido está diminuindo e, se não buscar uma fusão com outros partidos, corre perigo de não atingir a cláusula de barreira”, observou.
No último domingo, o PSDB lançou a presidente estadual da sigla, Paula Mascarenhas, ao governo do Estado. O movimento foi encarado como uma forma de fortalecer o partido.
Fonte: Flávia Simões / Correio do Povo