
A Prefeitura de Porto Alegre realiza nesta quinta-feira (27) o segundo dia do Seminário de Governo, reunindo secretários e gestores para avaliar ações da administração e discutir projetos estratégicos para a cidade.
Durante o encontro, o prefeito Sebastião Melo destacou que o seminário busca integrar as secretarias e discutir o legado que a gestão pretende deixar para Porto Alegre.
A proteção contra cheias é um dos principais temas. Melo afirmou que as obras das Bacias 7 e 8, na Zona Norte, foram antecipadas e já estão funcionais. A estrutura busca impedir a entrada da água da várzea do Gravataí na cidade e permitir o bombeamento da água acumulada.
“A obra das bacias 7 e 8, que protege a Zona Norte de Porto Alegre, se tornou funcional. A gente estava esperando que isso acontecesse daqui a dez dias. E veja que proeza de antecipar uma obra.”
Segundo o prefeito, cerca de R$ 2,5 bilhões já foram investidos ou estão previstos em obras de proteção contra cheias na Capital.
O presidente do DMAE afirmou que cerca de uma centena de pontos de fragilidade já receberam ou estão recebendo intervenções.
“É literalmente uma centena de pontos que a gente vem melhorando dia a dia.”
Na Zona Norte, a obra consiste na construção de um dique com 100 metros de extensão entre o Arroio Passo das Pedras e o Rio Gravataí, acompanhado por um sistema móvel de fechamento formado por comportas. Em caso de elevação do nível do rio, as estruturas poderão ser fechadas para impedir a entrada da água na área protegida.
A proteção também será instalada junto às galerias preexistentes do Arroio Areia. Com o fechamento desses pontos, o remanso do rio não poderá avançar pelas redes de drenagem em direção aos bairros. Bombas flutuantes serão utilizadas para retirar a água acumulada internamente, decorrente das chuvas, e lançá-la novamente no rio.
A Prefeitura também monitora a previsão de chuva. A expectativa é de volumes entre 120 e 130 milímetros até segunda-feira (31). O executivo afirmou que as equipes municipais estarão de plantão para acompanhar a situação e atuar em eventuais ocorrências.


