
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira a operação Acerto de Contas, que investiga um esquema de evasão fiscal e lavagem de dinheiro que seria articulado por um profissional de contabilidade através de empresas de fachada. Os agentes cumprem mandados em 11 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.
Segundo a investigação, ocorria a emissão sistemática de notas fiscais inidôneas para suprimir tributos e ocultar a origem de recursos ilícitos.
No total, são cumpridas 261 ordens judiciais em Porto Alegre, Canoas, Dois Irmãos, Igrejinha, Sapiranga, Araricá, Tramandaí, Capão da Canoa, Campo Bom, Gravataí e Guaporé.
No centro do esquema criminoso, foi identificado um profissional da área contábil que era procurado por empresários interessados em reduzir ou suprimir ilegalmente o pagamento de tributos. Também, em determinadas situações, oferecia ativamente seus serviços ilícitos, valendo-se de sua expertise técnica para estruturar mecanismos destinados à evasão fiscal e à ocultação de patrimônio.
A operação ocorre de forma conjunta entre Polícia Civil, Ministério Público do RS/Gaeco e Receita Estadual.
Fonte: Correio do Povo