
Com a chegada da Black Friday 2025, marcada para o dia 28 de novembro, o cenário dos meios de pagamento no e-commerce brasileiro vive uma transformação acelerada. Segundo levantamento da Uappi, empresa de tecnologia especializada em e-commerce para negócios de médio e grande porte, o Pix já representa 38% das intenções de pagamento para o período, um crescimento de 15 pontos percentuais em relação a 2024. O método, impulsionado por novas modalidades como Pix Parcelado, recorrente, agendado e por aproximação, ganha força como o principal concorrente do cartão de crédito, cuja preferência caiu de 75% para 60% neste ano.
“Estamos diante de uma mudança clara de comportamento. O consumidor digital quer autonomia e segurança, e o Pix entrega isso. Com a regulamentação do Pix Parcelado e a expansão das carteiras digitais, o pagamento se torna uma experiência mais fluida e acessível pois essas tecnologias não apenas modernizam o checkout, mas também aumentam conversão e reduzem custos operacionais”, afirma Danilo Erlam, Diretor de Parcerias da Uappi.
Além do Pix, a Uappi também aponta o crescimento expressivo de métodos alternativos como carteiras digitais (Apple Pay, Google Pay, Mercado Pago), pagamentos via QR Code, BNPL (Buy Now, Pay Later) e cartões virtuais. A regulamentação do Pix Parcelado, aguardada pelo mercado, deve consolidar de vez o modelo como alternativa sólida ao crédito tradicional, segundo avaliação da Koin, instituição de pagamento que desenvolve soluções para democratizar o acesso a bens e serviços.
“A regulamentação do Pix Parcelado representa um passo essencial para destravar o amadurecimento do sistema financeiro brasileiro. A entrada do Banco Central nesse ecossistema reforça a confiança e a transparência nas relações de crédito, trazendo segurança para o consumidor e previsibilidade para o lojista”, afirma Raphael Valente, Diretor de Riscos da Koin.
Segundo ele, o Pix Parcelado é hoje uma das soluções mais eficientes para equilibrar acesso e liquidez: “Ele destrava o poder de compra de milhões de brasileiros, ao mesmo tempo em que garante ao lojista o recebimento à vista — um modelo que combina conveniência para o cliente e eficiência operacional para as empresas. É um avanço que fortalece todo o ecossistema e contribui para reduzir a inadimplência”, explica Valente.
Sobre as carteiras digitais, Erlam reforça que elas estão redefinindo o comportamento de consumo e o papel das marcas. O avanço das novas formas de pagamento também traz um benefício estratégico, o uso inteligente de dados. Cada transação gera insights sobre comportamento, preferências, hábitos do consumidor e permite que lojistas personalizem ofertas e fortaleçam a fidelização. “O cliente quer ter controle total sobre como e quando pagar. As empresas que desbloqueiam essa autonomia com soluções integradas de pagamento, crédito e gestão financeira, são as que ganham relevância e fidelização no longo prazo”, explica.