Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Pesquisadores da PUCRS lançam app para fortalecer o turismo em São Francisco de Paula 

Alunos, professores e pesquisadores da PUCRS apresentaram um aplicativo para auxiliar no desenvolvimento do turismo em São Francisco de Paula. O app que faz parte da rede “Experimenta São Chico – Naturalmente” servirá para conectar turistas a agentes da cadeia produtiva do turismo rural da cidade serrana. Detalhes sobre lugares, distâncias entre eles, experiências disponíveis e muitas outras informações estarão a um toque na tela do celular, de forma gratuita. A apresentação aconteceu na Fazenda da Cria, em São Francisco de Paula, junto do evento de lançamento da rede “Experimenta São Chico – Naturalmente”.    

O aplicativo começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2024 como parte da formação dos alunos de Engenharia de Software da PUCRS. Segundo o professor do Curso de Ciências Econômicas e diretor do Instituto de Meio Ambiente (IMA) da PUCRS, Augusto Mussi Alvim, a ideia surgiu da necessidade de potencializar e integrar a cadeia produtiva do turismo em São Chico, além de divulgar de forma mais ampla as belezas naturais do município. “A dificuldade para encontrar informações sobre os serviços disponíveis pode limitar a experiência e o alcance do turismo na região, então buscamos uma solução tecnológica que aumentasse a informação disponível com detalhamento e organização”, explica. 

Uma das principais funcionalidades da plataforma será a busca de serviços e atrações, que permitirá aos usuários explorarem hospedagens, restaurantes, trilhas, cachoeiras e outras opções turísticas. Ainda, o app disponibilizará contatos para reservas, pagamento e informações sobre roteiros e atividades, com detalhes, mapas, avaliações e recomendações para ajudar os turistas a planejarem suas experiências.  

ECONOMIA LOCAL 

Após o lançamento da Rede Experimenta São Chico – Naturalmente, um piloto do app vai estar disponível para teste de integrantes do setor turístico, como agricultores e empresários da rede hoteleira. “O app não apenas visa atrair um maior número de visitantes, mas também busca promover um turismo mais sustentável, que valorize os recursos naturais e culturais da região, ao mesmo tempo em que gera oportunidades de renda e desenvolvimento para a comunidade local”, destaca o professor, que também é o responsável pelo Centro de Pesquisa e Conservação da Natureza PRÓ-MATA.  

A previsão é que o aplicativo esteja disponível para download da população geral em 2026. Participam ainda do desenvolvimento do aplicativo a professora Alessandra Costa Smolenaars e os alunos Giovanni Gonçalves Migon, Mariah Backes Freire, Gabriel Gioscia Vellos e Vinícius Costalunga Lima.  

No evento de lançamento, estarão presentes agentes da Prefeitura de São Francisco de Paula, Associação de Agricultores Ecológicos Alecrim, Arca Verde, UERGS, Corede-Hortênsias e autoridades locais. A atividade de lançamento está vinculada a pesquisa “O Turismo Rural em São Francisco de Paula, RS: novas tecnologias para o desenvolvimento regional e sustentável” financiada pelo FINEP. 

Últimas Notícias