Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Passeios gratuitos de ônibus e catamarã são atrações da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2025

Foto: Mauro Schaefer / Correio do Povo

Com ampla programação gratuita em 120 cidades do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Cultural (Sedac) promove neste sábado e domingo o Dia do Patrimônio Cultural 2025. Em Porto Alegre, nove espaços culturais e históricos estão entre os principais locais de atividades. Além disso, outras grandes atrações para o final de semana serão os passeios de ônibus e catamarã, onde o público poderá apreciar a paisagem e os principais patrimônios históricos e culturais da Capital gaúcha através de uma perspectiva diferente.

Nesta sexta-feira, a Sedac promoveu um passeio de barco pelo Guaíba, com saída e retorno do terminal hidroviário da CatSul, no Cais Mauá, que abriu as celebrações da data. Ainda nesta noite, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) será palco de uma apresentação especial: um coro com 150 vozes, distribuídas pelas janelas, passarelas e sacadas da instituição, que marcará oficialmente a abertura do Dia Estadual do Patrimônio Cultural de 2025.

Além do passeio de barco, a população poderá realizar um passeio por uma linha especial de ônibus que circulará pelo Centro Histórico e levará o público até a nova sede do Museu de Arte Contemporânea do Estado (MAC), no Quarto Distrito. Os passeios de barco e de ônibus são fruto de uma parceria institucional da Sedac com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Ambas atrações são gratuitas, mediante retirada de pulseiras e do passaporte do Dia do Patrimônio 2025, que pode ser retirado em qualquer um dos nove espaços de distribuição.

Ao todo, serão quatro passeios de catamarã disponibilizados, sendo três neste sábado, às 11h, 14h e 16h, e outro no domingo, às 10h, com saídas do terminal do Cais Mauá. Já os passeios de ônibus, com saída do Paço Municipal, também serão em três horários no sábado, às 10h, 11h e 14h, e um no domingo, às 10h. O tempo de visita no MAC é de 45 minutos, quando o transporte retorna ao ponto de partida.

Ao todo, no final de semana, a Sedac realizará mais de 500 atividades em 120 cidades do Rio Grande do Sul para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2025, incluindo visitas guiadas, caminhadas, rodas de conversa, apresentações artísticas e exposições. De acordo com o secretário adjunto da Cultura, Fabiam Thomas, a proposta do evento é promover uma reflexão sobre o patrimônio cultural do RS e estimular o engajamento da população sobre o tema.

Para isso, a pasta disponibilizará novamente uma atividade lúdica para incentivar o público a visitar todos os espaços, com a distribuição de nove adesivos, um para cada instituição. Com sete adesivos colecionados, o participante poderá retirar, a partir da próxima semana, um kit da Sedac na CCMQ. “Em tese, estes espaços já estão abertos durante todo o ano. Então não seria novidade convidar para usufruírem nosso patrimônio. Através destas ações didáticas, buscamos estimular que as pessoas não apenas que colecionem adesivos, mas também momentos em suas memórias”, contou.

Confira as nove instituições culturais de Capital que participarão do circuito:

  • Biblioteca Pública do Estado (BPE)
  • Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
  • Paço Municipal
  • Palácio Piratini
  • Mercado Público de Porto Alegre
  • Multipalco Eva Sopher
  • Museu de Arte do Rio Grande do Sul
  • Museu da Comunicação
  • Teatro de Arena

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias