
Prestes a ser composto, o novo Plano Diretor pretende impactar diretamente na vida dos trabalhadores, com a definição de estratégias para reduzir o tempo de deslocamento das pessoas até o local de trabalho. Para tanto, conforme a Prefeitura, estão previstas medidas como a criação de zonas mistas com uso residencial e comercial; a promoção da diversidade de atividades econômicas em diferentes regiões e a facilitação do acesso a serviços e transporte público.
O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Brehmm, reforça a importância da participação popular ampla no processo de elaboração do documento, que será encerrado após a audiência marcada para o dia 9 de agosto, no auditório Araújo Vianna.
“O Plano Diretor afeta a vida de todos, desde o tempo de deslocamento das pessoas no dia a dia, desde a questão da mobilidade ao custo da habitação. Se a cidade vai ser mais espraiada ou mais concentrada, se as pessoas dependerão mais dos ônibus para se deslocar, se irão caminhar e ter mais acesso ao comércio ou ao serviço próximo de casa”, destacou.
Ainda conforme o gestor, a redução de tempo nos deslocamentos na cidade também engloba a proposta de Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), pois incentiva o adensamento, que é a maior concentração de pessoas, em áreas com transporte público estruturado, possibilitando maior potencial construtivo nesses locais. Outra iniciativa é a promoção do uso misto do solo, isto é, convivência harmoniosa entre residências, comércios e serviços. Em pauta também estão a questão da ampliação da rede de ciclovias e o estímulo ao transporte hidroviário no Guaíba.
A audiência pública do novo Plano Diretor já registra mais de mil inscritos, de acordo com a Prefeitura Municipal. Inscrições ainda podem ser realizadas para de apresentação e discussão da proposta do Plano Diretor Urbano Sustentável (PDUS) e da Lei de Ocupação do Solo (LUOS) até o dia 8 de agosto, véspera do evento.
Todos os relatórios, propostas e documentos relacionados ao novo Plano Diretor podem ser acessados no site oficial.
Fonte: Eduardo Souza / Rádio Guaíba