Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Nova campanha Banrisul com Luísa Sonza

Crédito: Maurício Lima/Divulgação

O Banrisul apresenta seu aplicativo reformulado, com navegação mais intuitiva, visual moderno e novas funcionalidades que simplificam a vida dos clientes. E, para dar voz a esse reposicionamento digital, o banco apostou mais uma vez no talento criativo da Agência Escala, que assina a campanha estrelada por Luísa Sonza.

A artista, que já havia protagonizado a comunicação da Conta Digital Banrisul, retorna agora como embaixadora do novo app — conectando modernidade e tradição, marcas tanto de sua trajetória quanto da própria instituição. 

“Mais do que lançar um app, traduzimos um novo momento cultural do Banrisul. Nos inspiramos nesse encontro entre tradição e inovação para criar uma narrativa que reforça o papel do banco como protagonista em tecnologia e modernidade, sem perder a autenticidade de suas origens gaúchas. Ter a Luísa como porta-voz amplia ainda mais essa conexão com diferentes públicos, aproximando o Banrisul das próximas gerações e projetando a instituição para os desafios do futuro”, destaca Roberto Lopes, Diretor Executivo de Criação da Escala.

A campanha foi desenhada pela Escala com um plano de mídia 360°, contemplando uma presença massiva e integrada: televisão, rádio, jornais e revistas, digital (Meta, Google e TikTok), além de portais de grande audiência e mídia externa em outdoors e DOOH. Um ecossistema planejado para garantir ampla cobertura e alto impacto, consolidando o app reformulado como referência em praticidade e inovação.

Conteúdo exclusivo com a artista

Além das peças de campanha gravadas em estúdio, Luísa também atua como influenciadora do próprio projeto. Foram produzidos conteúdos exclusivos, gravados pela cantora, que serão veiculados até dezembro em seus canais digitais. A estratégia amplia o alcance e garante identificação direta com milhões de seguidores da artista. 

Com isso, a Escala reforça seu papel como parceira criativa e estratégica do Banrisul, transformando o lançamento do novo app em um movimento de comunicação contemporâneo, relevante e com forte presença cultural.

Assista ao Filme

Imagens da campanha 

Ficha Técnica:

Agência: Escala 

Cliente: Banrisul

Produto: APP Banrisul 

Campanha: Nova experiência no APP Banrisul

Aprovação Cliente: Vannice Ramos e Thiago Garcia

Negócios e Atendimento: Débora Masiero e Rafaela Franco

Diretora de Planejamento: Renata Schenkel

Planejamento: Débora Masiero e Calvin Wallau 

Direção Executiva de Criação: Roberto Lopes
Direção de Arte: Guilherme Bongiolo
Redação: Josué Orsolin
Direção de Criação de Conteúdo: Bruna Dahmer
Equipe de criação: Letícia Baldin, Camila Pereira, Heloísa Giusti

Mídia: Ana Fernandes e Julia Vizzotto

Estratégia de Influenciadores: Escala

Agência de Marketing e Influência – Luísa Sonza: Mynd e Pulso Creators

Produção gráfica e eletrônica: Luciano Franczak e Lucirene Barros

Produtora de vídeo: Polvo Content

Direção de cena: Gustavo Tissot
Produtora de áudio: Batuque
Fotografia: Raul Krebs
Tratamento de imagem: Meca Engenharia de Imagem

Últimas Notícias