Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Nelson Coelho de Castro, Antonio Villeroy e Gelson Oliveira fazem tributo a Bebeto Alves do Grezz

Nelson Coelho de Castro, Antonio Villeroy e Gelson Oliveira se apresentam no show ‘Juntos’ | Foto: Clau Mendonça / Divulgação / CP

Depois de cinco anos sem estarem juntos no mesmo palco, Gelson Oliveira, Nelson Coelho de Castro e Antonio Villeroy farão um show em homenagem ao amigo, parceiro e grande artista, Bebeto Alves. O espetáculo será no dia 13 de agosto no espaço Grezz (ruaAlmirante Barroso, 328), Porto Alegre.

O coletivo Juntos reunindo os quatro cantautores teve sua estreia em 1997, no Auditório Araújo Vianna, e durou até a partida de Bebeto em 2022, com turnês paralelas às carreiras individuais dos cantautores.

Juntos, gravaram dois álbuns e realizaram uma centena de shows em cidades do Brasil, Uruguai, Argentina e diversos países da Europa.

Na noite do Grezz, Humberto Gessinger será o convidado especial, trazendo o lado roqueiro do Bebeto, que era um dos ingredientes do quarteto.

Humberto e Bebeto aproximaram-se artisticamente nos últimos anos de vida do uruguaianense, o que resultou em diversas parcerias e gravações .

No repertório do show, destaques para Vim Vadiá (do Nelson), Tempo ao Tempo (do Gelson), Sinal dos Tempos (Antonio e Bebeto) , Povoado das Águas e Pedra da Memória (ambas dos quatro), Aeiou (do Bebeto, gravada por Humberto e Duca) e Milonga Orientao (Bebeto e Humberto), entre outras.

OS MÚSICOS

Nleson Coelho de Castro começou sua carreira artística em meados dos anos 1970, é um dos compositores mais cultuados da cena urbana gaúcha. Com inúmeros álbuns lançados, vem influenciando diversas gerações de artistas desde seu começo de carreira. Zeca Baleiro tem cantado suas músicas.

Gelson Oliveira começou a cantar em bailes aos 15 anos de idade, na região serrana. Em 1979, fez sua estreia em teatro no show Lado à Lado, com Nei Lisboa. De lá pra cá, lançou diversos discos, percorreu algumas vezes a Europa e dividiu o microfone com artistas como Gilberto Gil, Paulo Moura e Chico Cesar.

Antonio Villeroy começou sua carreira em 1981, lançou 14 álbuns e tem mais de 300 canções gravadas por artistas do Brasil Argentina, EUA, Venezuela, Espanha, Itália, França e Portugal. Especialista em trilhas sonoras de filmes e peças teatrais, Antonio assina os temas de inúmeros filmes e novelas brasileiras e também de um filme americano.

SERVIÇO:

Show “Juntos”, com Gelson Oliveira, Nelson Coelho de Castro e Antonio Villeroy

Data: 13 de agosto de 2025, às 21h

Local: Grezz (rua Almirante Barroso, 328), Porto Alegre

Ingressos na plataforma Sympla.

Últimas Notícias