
Na Feira do Livro de Porto Alegre há publicações para todos os gostos. Leitores de todos os tipos frequentam o evento para encontrar exemplares de seus gêneros literários favoritos, do romance ao suspense. Os otakus – pessoa com paixão intensa por hobbies específicos, especialmente por animes, mangás e cultura pop japonesa – não ficam de fora.
Na banca da Editora Coralina, a livreira Eduarda Stein aponta que a procura por mangás é grande. Os mangás são histórias em quadrinhos japonesas caracterizadas pela leitura “ao contrário”, da direita para a esquerda, além de um estilo marcante. Com uma seção dedicada a este tipo de literatura, diferentes estilos de mangá atraem o público, que também é variado. “É bem diverso, né? Desde as crianças que vêm buscar mangás, até adultos mais velhos também, que acompanham algumas séries e tudo mais”, observa Eduarda.
Séries de animação japonesas
Alguns títulos de destaque incluem “A Aventura Bizarra de Jojo” e “One Piece”, ambos com adaptações em formato de anime, séries de animação japonesas, que acabam aproximando públicos da literatura. “Desde os meus 10 anos assisto animes e comecei a me interessar pelas histórias alternativas que tinham nos mangás, e não nos animes”, conta Davi Lima, que estava comprando um na banca. Ele gosta dos seinen – categoria editorial de mangás e animes voltada para o público masculino adulto (geralmente na faixa dos 20 aos 50 anos) -, que narram histórias mais adultas e violentas.
Talyson da Silva Ben também esteve na Feira do Livro procurando pelos mangás. Gosta do gênero por achar que neles é possível falar de assuntos de um jeito divertido, assim como trazer uma cultura e poder compartilhar isso com as pessoas. Ele relata que não foi difícil encontrar seu objeto de interesse. “Achei bastante, tem muita banca com mangá. A maioria tem uma fileira do lado só pra isso”, relata.
Fonte: Manu Couto / Especial Oficina de Jornalismo