
A oferta do transporte público em Porto Alegre tem ajustes a partir desta sexta-feira. As mudanças na tabela horária de 49 linhas visam eficiência na operação, adequando o sistema à demanda atual de passageiros. Com a alteração, retorna-se ao número de oferta anterior, de março deste ano, com 13.420 viagens em dias úteis. Também serão desativadas três linhas aos sábados e quatro linhas aos domingos. Confira aqui.
“Com essas alterações, vamos otimizar o sistema de transporte coletivo. O objetivo é aprimorar o uso dos recursos e direcionar os investimentos para a continuidade da renovação da frota, a melhoria do serviço e a modernização da infraestrutura”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Para consultar os ajustes na oferta, os usuários podem verificar as tabelas no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA, além de utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Lá Vem o Ônibus e TRI, o app do Cartão TRI. A localização dos ônibus também pode ser acompanhada em tempo real, com GPS em 100% da frota.
O ajuste da oferta é resultado da análise das equipes de planejamento da operação de transportes públicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), em conjunto com o Centro de Controle Operacional de Transportes (CCOt).
O monitoramento da frota de ônibus municipal, em tempo real, é feito por meio de novas tecnologias, como ferramentas de BI (business intelligence), Inteligência de Negócios e Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS – Intelligent Transportation Systems), com acesso a informações importantes para a tomada de decisões estratégicas.