
Com a aproximação do período que concentra as duas principais datas do varejo, o(a) consumidor(a) brasileiro(a) tem reorganizado seu calendário de compras e usa as promoções da Black Friday para antecipar o abastecimento de itens que seriam adquiridos no fim do ano para as comemorações do período. É o que revela um novo estudo com dados combinados da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados voltado à gestão da cadeia de consumo, realizado em parceria com o Assaí a partir da análise do comportamento de compra em 2024.
Os números da Neogrid mostram que, no ano passado, categorias tradicionalmente associadas ao final do ano ganharam força já na semana promocional. Os panetones registraram o maior avanço entre todos os itens analisados, com um salto de 175,9% na presença nos carrinhos em relação às semanas anteriores. O mesmo ocorre com bebidas de celebração, com os espumantes elevando em 97,3% a incidência e tíquete médio 49,7% maior.
“A Black Friday deixou de ser apenas uma data promocional e passou a cumprir um papel estratégico dentro do calendário do varejo”, analisa Christiane Cruz Citrângulo, diretora Executiva de Supply Chain e Execução do Varejo da Neogrid. “Quando o consumidor antecipa suas compras sazonais e reforça o abastecimento básico em novembro, ele cria um novo ritmo de demanda e abre espaço para que varejistas planejem sortimento, promoções e operação com maior precisão. O grande potencial está justamente em conectar esses sinais ao planejamento comercial para ampliar a captura de vendas.”
Para Paulo Monteiro, Diretor Comercial do Assaí, a Black Friday amplia o alcance das ofertas em itens alimentares e não alimentares. O período favorece quem busca economia no abastecimento da despensa e na antecipação das compras das ceias de fim de ano, e também atende empreendedores que utilizam o momento para reforçar seus estoques e organizar as vendas de dezembro.
REPOSIÇÃO
Os dados da Neogrid informam que, além dos itens sazonais, o consumidor aproveita a Black Friday para reforçar o abastecimento básico. Em 2024, foi registrado aumento nas vendas de café torrado (98%) e de óleo de soja (70%) durante o período. Na análise das cestas do atacarejo feita pela Neogrid, essas mesmas categorias apresentaram um movimento complementar dos consumidores ao comprar mais unidades por transação, o que representou altas de 3,2% no café e de 6,9% no óleo.
Os dados sugerem que o consumidor faz ajustes na quantidade e no preço para aproveitar o período promocional. A combinação de maior procura por itens sazonais, estabilidade nos produtos essenciais e consumidores mais atentos às oportunidades promocionais indica um período de forte atividade comercial, no qual novembro volta a concentrar parte relevante das decisões de consumo.