
Um homem de 35 anos morreu na manhã desta terça-feira após um suposto confronto com a Brigada Militar (BM) em Santa Maria. A ocorrência foi registrada durante o atendimento a um chamado feito por familiares, que relataram que o homem estaria em surto e ameaçando pessoas dentro da residência.
De acordo com informações preliminares repassadas pelo delegado da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Santa Maria, Adriano de Rossi, que investiga o caso, os familiares acionaram três vezes a Brigada Militar, informando que o homem apresentava comportamento agressivo. Ao chegar ao local, os policiais teriam sido confrontados pelo indivíduo, que estava portando um martelo.
Ainda conforme o delegado, durante a intervenção, o homem teria investido contra os policiais, momento em que um dos militares efetuou três disparos. Um dos tiros atingiu a lateral esquerda do tórax da vítima, que morreu no local antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A morte ocorreu em frente aos familiares do homem.
A investigação do caso ficará a cargo da Polícia Civil, que buscará apurar as circunstâncias da ocorrência. Segundo o delegado Adriano de Rossi, os próximos passos incluem a busca por imagens que possam auxiliar no esclarecimento dos fatos e a oitiva dos familiares, o que deverá ocorrer respeitando o período de luto.
A Brigada Militar também se manifestou oficialmente sobre o caso e informou que instaurou Inquérito Policial Militar para apurar a atuação dos agentes envolvidos. Em nota, a corporação afirma que vídeos mostram o homem caminhando em direção à viatura e, momentos depois, o policial desembarca e, “por circunstâncias que ainda estão sendo investigadas”, ele teria efetuado os disparos para conter o indivíduo, que “teria investido contra o agente”, diz um trecho.
BM também lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade aos familiares. O nome da vítima ainda não foi divulgado pelas autoridades.
Confira na íntegra a nota da Brigada Militar
“A Brigada Militar instaurou Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias do óbito de um homem de 35 anos, ocorrido na manhã desta terça-feira (13/11), no município de Santa Maria, durante o atendimento de uma ocorrência de violência doméstica entre irmãos.
Preliminarmente, vídeos indicam que o cidadão caminhou em direção à viatura policial e, momentos depois, por circunstâncias que ainda estão sendo investigadas, um policial militar desembarcou do veículo e efetuou o emprego de recurso letal para conter o indivíduo, que teria investido contra o agente.
O local foi isolado e preservado, sendo realizada a perícia técnica. As armas de fogo e o objeto que estava em posse da vítima foram apreendidos.
A Brigada Militar lamenta profundamente o ocorrido, manifesta solidariedade aos familiares e informa que os fatos estão sendo rigorosamente apurados, conforme os protocolos legais e institucionais.”