
O governo do Rio Grande do Sul obteve 101 veículos, além de equipamentos, para as forças policiais. A entrega das aquisições ocorreu na manhã desta quinta-feira, no Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, com a presença de representantes do Executivo Estadual e de autoridades da segurança gaúcha. O investimento supera R$ 46 milhões.
“Setembro foi o mês mais seguro do Estado em termos de homicídios e, também, de roubo de veículos. A gente tem garantido, através dos investimentos e do trabalho de integração das forças, resultados muito bons na segurança pública. Viramos a chave, após anos difíceis, como foram 2016 e 2017. Somos um exemplo para o Brasil, de superação de desafios e de qualidade de vida a partir da segurança pública”, disse o governador Eduardo Leite.
A Polícia Civil recebeu seis novas viaturas, além de mil pistolas G19 compactas e mais 500 pistolas G26 subcompactas, todas calibre 9 milímetros. Já o Corpo de Bombeiros Militar, passará a contar com mais 12 viaturas e sete caminhões auto bomba tanque (ATP). A Brigada Militar, por sua vez, terá à disposição mais 71 automóveis, cinco caminhões-baú, 200 espingardas e oito carabinas.
De acordo com o titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Sandro Caron, o RS alcançou os padrões da Organização das Nações Unidas (ONU), com taxa anual inferior a dez assassinatos por 100 mil habitantes. Ainda segundo Caron, em um período de 25 anos, esta é a primeira vez que a marca foi atingida em território gaúcho.
“Esse mês de setembro, pela primeira vez desde 2010, o RS conseguiu alcançar os índices ONU em todo. Agora é manter isso e buscar novas estratégias para seguir reduzindo a criminalidade”, pontuou o secretário da Segurança.
Fonte: Correio do Povo