
O filme que será exibido na abertura da 53ª edição do Festival de Gramado, nesta sexta-feira, às 18h, no Palácio dos Festivais, integra a lista inicial dos incritos para a categoria de Filme Internacional no Oscar 2026. “O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro, tem previsão de lançamento nos cinemas em 28 de agosto de 2025. No elenco estão Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás.
A Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema vai escolher o representante brasileiro em duas etapas: em 08 de setembro, divulgará os seis títulos pré-selecionados entre os inscritos, e em 15 de setembro, será divulgado o título que representará o Brasil na categoria.
Em fevereiro deste ano, o filme conquistou o “Urso de Prata” do Festival de Berlim, relativo ao Grande Prêmio do Júri. Os jurados, presididos pelo cineasta norte-americano Todd Haynes, deram o Urso de Ouro para o norueguês “Sonhos”, de Dag Johan Haugerud.
Confira a sinopse do filme:
Tereza tem 77 anos, mora numa cidade industrializada na Amazônia e é convocada oficialmente pelo governo a se mudar para uma colônia habitacional compulsória. Lá, os idosos “desfrutam” de seus últimos anos de vida, enquanto a juventude produtiva do país trabalha sem se preocupar com os mais velhos. Antes do exílio forçado, ela embarca numa jornada pelos rios e afluentes da região para realizar um último desejo, algo que pode mudar seu rumo para sempre.
Fonte: Larissa Har/Correio do Povo