Após pedido do Grêmio na manhã desta quarta-feira (7), a Federação Gaúcha de Futebol reagendou o primeiro clássico Gre-Nal de 2025 de 24 para 25 de janeiro. A solicitação foi motivada pela longa viagem a Bagé, em 21 de janeiro, para partida contra o Guarany. A decisão, no entanto, resultou em discordância por parte do Inter, que emitiu nota em contrariedade à mudança de data.

No posicionamento oficial, o Colorado afirmou que este tipo de mudança impacta “diretamente” no planejamento esportivo e logístico do Clube e pediu por maior equilíbrio e diálogo na construção da tabela. Ainda, o Inter afirmou estar à disposição para “diálogo institucional” e que espera que decisões relevantes sejam conduzidas “com transparência, respeito e comunicação entre todas as partes.”
Confira a nota na íntegra:
“O Sport Club Internacional manifesta discordância em relação à alteração de data e horário do clássico Gre-Nal.
Cabe reforçar que mudanças desta natureza impactam diretamente o planejamento operacional, esportivo e logístico do Clube.
Ressaltamos que, no Campeonato Gaúcho anterior, após atuar fora de casa contra o Guarany, em Bagé, o Internacional teve sequência com jogo diante do Juventude, no Beira-Rio, em um sábado à tarde, o que reforça a necessidade de maior equilíbrio e diálogo na construção da tabela.
O Internacional reafirma sua disposição permanente para o diálogo institucional e espera que decisões relevantes como esta sejam conduzidas com transparência, respeito e comunicação entre todas as partes.”
Motivação do Grêmio
A justificativa gremista para o pedido é de que a mudança na data e horário do clássico seria importante para a recuperação física de seus atletas, aliado ao fato de que o Inter, na rodada anterior, jogará no Beira-Rio. Com a alteração, o clássico 449 será disputado no domingo (25), às 20h, assim como proposto pelo Grêmio. Antes, a partida aconteceria no sábado (24), às 18h30. O mando de campo será do Inter.