
O evento que ocorre anualmente e já é um marco da cidade, a Feira do Livro de Porto Alegre, chega em sua 71ª edição com inúmeras atrações. Entre milhares de livros, é possível encontrar a exposição de arte que homenageia um dos grandes nomes da literatura gaúcha, Erico Veríssimo.
A exposição “Erico” acontece no Espaço Força e Luz e conta com a curadoria da artista plástica Graça Craidy e da escritora Marô Barbieri. “Levou sete meses para fazer a curadoria, entre projeto e realização para selecionar obras do Erico e convidar artistas de várias técnicas para escolherem obras e personagens que os tocassem”, esclareceu Graça.
Homenagem ao escritor
Com o objetivo de homenagear os 120 anos de nascimento e 50 anos de morte do escritor, Graça explica o motivo para que a exposição aconteça perto da Feira do Livro. “É importante estar próximo porque Erico é considerado o maior escritor gaúcho, com mais de 20 livros.”
Para contar a história das obras de escritor, o espaço foi dividido em seis eixos temáticos. “Primeiros livros, livros de viagem, “O Tempo e o Vento”, “Incidente em Antares”, literatura infantil, obras de temas políticos, direitos humanos, vida urbana e obras sobre o Érico”, detalhou. Liana d’Abreu foi uma das artistas convidadas a participar da exposição. Dona da escultura “A Vila do Destino”, conta que foi um desafio produzir a obra.
“Escolhi de inspiração um livro não muito conhecido do escritor para fazer essa escultura, desmanchei ela muitas vezes ao longo dos meses. Foi bem desafiador.”
A entrada da exposição é franca com visitação de segunda a sexta-feira das 10h às 19h e sábado das 11h às 18h.
Fonte: Júlia Vitória / Especial Oficina de Jornalismo