
O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) realizou 619 atendimentos no mutirão da Compra Assistida entre a última segunda e a quarta-feira, realizado em sua sede, no bairro Azenha, em Porto Alegre. Suspenso na quinta-feira em razão do feriado nacional do Dia da Consciência Negra, o processo foi retomado no local nesta sexta, com espaços lotados, e termina no sábado, das 8h às 12h. O mutirão é voltado a pessoas que têm direito à moradia, após terem sido atingidas pelas enchentes de 2024, porém estão com documentação pendente.
São três mil pessoas nesta situação, enquanto outras 4,5 mil já estão na lista de atendimento. Quem já entregou todos os documentos, mesmo em mutirões anteriores e ainda não saiu na lista, não precisa ir novamente, mas estas pessoas precisam enviar um e-mail para [email protected]. O diretor-geral do Demhab, André Machado, alertou que, a partir de segunda-feira, o órgão não receberá mais documentações, e fará outro mutirão interno por duas semanas para analisar as solicitações passadas e atuais e enviá-las ao governo federal, responsável pelo programa.
Caso haja necessidade de complementação, estes moradores serão convocados em um segundo momento, via e-mail ou telefone. “Queremos resolver tudo o mais rapidamente possível para que as pessoas ainda possam ter o Compra Assistida”, disse ele. O órgão reconhece haver atrasos, em parte porque são feitas consultas dos dados manualmente em ao menos sete sistemas públicos.
A principal inconsistência encontrada é quanto às famílias unipessoais, em que eventualmente ocorrem divergências quanto aos números de residências nesta situação calculados pelo IBGE e as listadas no Compra Assistida. “Isso bate em Brasília e volta para nós”, disse Machado. Mas também há falta ou números incorretos do CPF, assim como mais de um pedido do benefício para o mesmo endereço e divergências no endereço.
Apesar do aspecto burocrático, o Demhab diz reconhecer que “nunca houve tantas pessoas atendidas em tão pouco tempo”. “Se a pessoa ainda não foi contemplada, ela ou possui uma inconsistência que não conseguimos resolver, ou trouxe a documentação e ainda não analisamos, o que faremos no mutirão a partir da semana que vem”, pontuou a assistente social responsável pela área técnica social do Compra Assistida no Demhab, Rosane de Oliveira.
A documentação básica a ser encaminhada é: documento de identificação com CPF de cada pessoa da família, inclusive do próprio solicitante; e comprovante de residência da época da enchente, entre 2023 e abril de 2024. São aceitas contas de água, luz e internet; recibos, comprovantes de entregas ou viagens por aplicativo vinculados ao período da enchente; contratos de compra, venda ou locação de imóvel, registrados em cartório e com data anterior às inundações.
Na manhã desta sexta, o comerciante Tainan Rafael Bartinc, morador do bairro Sarandi, disse que estava pela terceira vez no local, e aguardava para resolver algumas pendências. As enchentes comprometeram não apenas sua casa, mas também um mercado, uma ferragem e um depósito de bebidas, todos da família, no bairro. Ele contou que aluga uma casa no Sarandi com a esposa, que está grávida de cinco meses. “Ainda têm algumas coisas para serem resolvidas, que estão trancando minha situação. Tenho esperança que agora vai dar certo”, comentou ele.
Fonte: Correio do Povo