
Um dos suspeitos de chefiar o tráfico de drogas em Porto Alegre foi preso nesta sexta-feira, no Maranhão. Conforme a Polícia Civil, o homem de 34 anos atuava a distância no bairro Sarandi, na zona Norte da Capital, onde chefia um grupo criminoso ao lado do irmão, um traficante de apelido Mano Chinelo, preso em janeiro.
O criminoso, vulgo “Alemão”, era procurado desde outubro de 2022, quando fugiu após receber autorização de cumprir pena em regime semiaberto. Ele soma antecedentes por dois assassinatos, porte ilegal de arma de fogo, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.
Após morar durante algum tempo no litoral de Santa Catarina, o foragido resolveu estabelecer residência fixa no Nordeste. Quando foi capturado, vivia em um agradável condomínio de classe média alta na avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Angelim, em São Luís.
No Maranhão, tinha vida de luxo. A ostentação fica evidente para quem acessa o perfil da companheira dele nas redes sociais, onde é possível ver fotos de veículos de alto padrão e praias turísticas. Nota-se também que a mulher não economizou gastos com procedimentos estéticos.
O foragido foi localizado por agentes da 3ª Delegacia de Homicídios (DHPP) de Porto Alegre, com apoio da Polícia Civil do Maranhão. Para os investigadores, o patrimônio do casal é de origem ilícita, sendo uma das fontes o tráfico na Vila Nova Brasília, no bairro Sarandi.
Na zona Norte da Capital, de acordo com o delegado titular da 3ª DHPP, Thiago Zaidan, o criminoso gostava de intimidar moradores. A captura somou equipes especializadas e cães farejadores, com trabalho integrado entre policiais dos dois estados.
“A prisão desse foragido representa um duro golpe ao tráfico de drogas no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Acredito que conseguimos desarticular boa parte da linha de comando da organização criminosa que atua na região”, afirmou o delegado Thiago Zaidan.