
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) volta ao circuito da Noite dos Museus nesta nona edição do evento, celebrada no próximo sábado, 29 de novembro. Depois de um período fora da programação, a instituição do governo do Estado retoma sua participação após uma série de encontros e ajustes internos. “A noite dos museus é um projeto consagrado, né? E que acontece em vários espaços de Porto Alegre. […] Agora estamos retomando depois de um alinhamento que foi feito, depois de tanta experiência, na verdade, que a gente tem”, afirma a diretora da instituição Adriana Sperandir.
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) também está de volta na programação, as instituições vinculada à Secretaria da Cultura do Estado (Sedac) estiveram fora do circuito em 2023 e 2024. Agora, voltam com um horário diferenciado: ambas vão encerrar suas atividades mais cedo, às 22h. O Margs não contará com shows, mas o público poderá conferir as quatro exposições em cartaz: “Giselle Beiguelman – Naturezas Desviantes”, “Elias Maroso – Vida que Sobra Fuse – Onirica”, “Paulo Chimendes – A Travessia do Tempo” e “Acervo em Movimento”.
Para marcar esse retorno, a Casa de Cultura preparou uma operação especial. Segundo Sperandir, a decisão foi concentrar o fluxo de visitantes em áreas específicas do prédio: “Por ser uma noite muito grande, né, e para que a gente tenha um controle total sobre o público que vai entrar na casa, a gente entendeu que a Casa de Cultura vai apenas operar com seu primeiro e segundo andar”. Nesses espaços estarão acessíveis o Memorial Elis Regina, o Quarto do Mário Quintana e demais acervos expositivos do pavimento.
Fonte: Carolina Santos/Correio do Povo