
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realizou nesta segunda-feira, 1º de setembro, no terceiro dia da 48ª Expointer, o julgamento da raça Hereford. A atividade aconteceu na pista central do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). O julgamento do Hereford evidencia a excelência genética da raça e sua contribuição para a pecuária de corte brasileira, o que reforça o protagonismo da ABHB no setor.
Entraram em pista 56 animais fêmeas e machos Hereford e Polled Hereford. A Grande Campeã Fêmea Hereford foi Mãe Rainha A437 Thor Cardenal, pesando 796 quilos do expositor fazenda Mãe Rainha de Lages (SC). O criador é Agronegócios Mãe Rainha Ltda. A Grande Campeã Fêmea Polled Hereford e também Suprema Grande Campeã foi Mãe Rainha FIVB491 About 27A, pesando 864 quilos dos expositores Fazenda Mãe Rainha, Cabanha Bortolozzo e Elton Torresan, de Lages (SC) e Antônio Prado (RS). O criador é Agronegócios Mãe Rainha Ltda.
Nos machos Hereford venceu Topass ( R ) Fuleco 1, pesando 467 quilos, dos expositores Ricardo e Guilherme Duarte, da Cabanha Touro Passo, de Uruguaiana (RS). O criador é Ricardo Pereira Duarte. E o campeonato machos Polled Hereford e também Supremo Campeão ficou com Bortolozzo TE73 Brutus Axelle29 Bolt (foto), pesando 1.040 quilos, dos expositores Cabanha Bortolozzo e Fazenda Rovaris,de Bom Jesus (RS), O criador é Vinicius Bortolozzo.
O jurado uruguaio, Juan Caviglia, disse que há muitos anos acompanha julgamentos Hereford no Brasil e constata que ano após ano a qualidade melhora. “Vocês estão todos de parabéns, criadores, expositores e cabanheiros e um aplauso a todos pelo trabalho”, elogiou.
O presidente da ABHB, Eduardo Soares, recordou que durante a Nacional Hereford, em maio deste ano, a qualidade da raça já havia feito sucesso. “Temos constatado uma evolução crescente em qualidade e em número de animais. E a raça Hereford cada vez mais entregando animais produtivos e que tem muito a agregar dentro das propriedades”, concluiu.
Fonte: Correio do Povo