A meta do Plano Nacional de Turismo 2024-2027 é receber 8,1 milhões de turistas estrangeiros em 2027. Com o registro de 5,3 milhões de visitantes registrados ainda no primeiro semestre de 2025, o Governo Federal estima que pode ultrapassar o objetivo ainda neste ano, ou seja, dois anos antes do previsto. Os dados da Polícia Federal mostram que os turistas da Argentina lideram a lista com 2.323.891 visitantes no semestre, seguidos por Chile (442.993) e Estados Unidos (410.189).
“Quando a gente fala que o Brasil está recebendo muito turista internacional, isso é geração de emprego e renda”, diz Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). “Isso é o turismo se reafirmando como um produto fundamental desse novo modelo de desenvolvimento.”
Entre janeiro e junho de 2025, o país recebeu 5.332.111 turistas estrangeiros – crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre. O número representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para este ano, que projeta a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais em 2025. “É preciso lembrar que 2024 já foi um ano de recordes”, celebra Freixo. Apenas no mês de junho deste ano, 444.882 estrangeiros desembarcaram no país, um aumento de 33,8% (112.408 chegadas) na comparação com junho de 2024.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, “estamos vivendo o melhor momento do turismo brasileiro, fruto de investimentos em infraestrutura, ampliação da malha aérea, captação de profissionais e ações estratégicas de promoção internacional”. Freixo complementa: “a Malha Aérea cresceu 18% em 2024 e já cresceu 16% neste ano de 2025”. Ele atribui o crescimento ao uso da inteligência de dados e ao aumento da promoção de qualidade do país em mercados internacionais.
PIB
O turismo representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e a perspectiva é de mais crescimento. “Vamos passar pela primeira vez na história dos sete milhões de visitantes estrangeiros, porque esse Brasil é um Brasil da diversidade, um Brasil da cultura, um Brasil que não é só sol e praia”, comentou Freixo. “E essa qualidade de apresentar o Brasil é o trabalho que a Embratur tem feito em todos os mercados mundiais, ampliando a Malha Aérea e mostrando o quanto o Brasil é um país acolhedor, um país seguro e um país que está pronto para receber esse turista que quer ser mais feliz aqui”, explica.
(*) Com Agência Brasil