Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Banrisul lança novas modalidades de atendimento para o segmento empresarial

Dando continuidade às ações de relacionamento do Banrisul com o setor empresarial, foi lançada, nesta terça-feira, 26, a agência conceito do Banrisul Empresas. Trata-se de uma iniciativa voltada a oferecer um atendimento consultivo e personalizado a clientes Pessoa Jurídica (PJ). O novo modelo pretende alcançar mais de 25 mil empresas no Estado, com o suporte de 102 gerentes especializados.

A novidade foi detalhada em evento na sede do CIEE-RS (Rua Dom Pedro II, 861, Higienópolis), em Porto Alegre, que abriga a agência conceito instalada no 5º andar (imagem em anexo). Com ambiente moderno e funcional, a nova estrutura foi projetada para atender às demandas específicas dos clientes e reúne um time com ampla expertise em soluções financeiras empresariais.

“Estamos aprimorando o relacionamento estratégico no Rio Grande do Sul. O Banrisul Empresas é resultado de uma escuta ativa ao mercado e representa nosso compromisso com a excelência no suporte aos clientes empresariais. Contamos com um time altamente qualificado, preparado para atender às necessidades específicas de cada negócio”, afirma Fernando Lemos, presidente do Banrisul.

Outras nove unidades do Banrisul Empresas já foram inauguradas em diversas cidades do Estado. Nesse modelo de conceito, os empresários recebem os consultores diretamente em seus negócios oferecendo um atendimento ainda mais personalizado, voltado à compreensão das particularidades de cada empresa. O objetivo é proporcionar proximidade e comodidade, sem que os empreendedores precisem ir até a agência.

INTERIOR

No primeiro semestre de 2025, além de Porto Alegre (Zona Norte, Sul e Centro), foram abertas unidades do Banrisul Empresas em Pelotas, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Gravataí, Santa Maria, São Leopoldo e Erechim. Para 2026, estão previstas inaugurações em Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Passo Fundo.

Para os clientes selecionados — que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo banco para fazer parte do Banrisul Empresas —, não há necessidade de alteração de cartões, numeração de conta ou outros procedimentos operacionais. O atendimento às pessoas jurídicas segue disponível nas agências convencionais do Banrisul.

Na mesma ocasião e complementando a estratégia de expansão no segmento empresarial, o Banrisul inaugurou também a agência Banrisul Corporate, voltada para atendimento de empresas que se enquadram no faturamento a partir de R$ 90 milhões ao ano. Com um nível ainda mais elevado de personalização, a unidade oferece soluções financeiras sob medida, com acompanhamento dedicado e profundo conhecimento das operações dos clientes. A localização deste atendimento será no 6º andar da sede do CIEE-RS, em Porto Alegre.

A agência Banrisul Corporate concentra a plataforma de negócios de Porto Alegre e Região Metropolitana, além das funções de retaguarda das operações, funcionando como um backoffice para a carteira corporativa do banco, garantindo mais agilidade, padronização e eficiência nos processos. A estrutura mantém, ainda, outras 10 plataformas regionais onde atuam os gerentes Corporate — São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Chapecó, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo, — que agora passam a estar vinculados diretamente à agência situada na sede do CIEE-RS. A evolução está alinhada ao movimento iniciado em setembro de 2000, quando o segmento corporativo foi constituído para qualificar o atendimento às maiores empresas da carteira do banco, reforçando o compromisso do Banrisul com a excelência e a proximidade no relacionamento com esse público estratégico.

Últimas Notícias