Icon search

Compartilhe:

Bancários comemoram 98 anos do Banrisul defendendo valorização da categoria e manutenção do banco público

Bancários comemoram 98 anos do Banrisul | Foto : Laís Escher / Divulgação / CP

O Banrisul comemorou neste sábado, 12 de setembro, 98 anos de operação. Para marcar a data, o movimento sindical reuniu-se nesta segunda-feira em frente à agência Central, na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre. Com direito a bolo e “parabéns a você” gauchesco, os bancários aproveitaram a ocasião para defender a importância do banco público e a valorização da categoria, com falas de dirigentes de entidades e bancários que fazem parte da história da instituição.

Presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Sindbancários) e funcionário do banco, Luciano Fetzner afirma que todos os anos são de luta pela manutenção do banco público. “Todo ano é ano de dialogar com a sociedade sobre a importância e o papel dos bancos públicos na sociedade, seja pelo atendimento que chega em todos os lugares, seja por controlar as taxas de juros quando a livre concorrência do mercado privado tenta puxar para cima, seja para atender à população nos momentos em que mais se precisa.”

Fetzner também destaca o fato das celebrações estarem ocorrendo em meio à campanha salarial, com greve dos bancários da Caixa Econômica Federal e uma nova mesa de negociação agendada para discutir o impasse da campanha salarial entre trabalhadores do Banrisul e a gestão. “Os bancários e bancárias que entendem a importância da luta e da mobilização também entendem a importância de ressaltar que o Banrisul é nosso, a Caixa é nossa, o Banco do Brasil é nosso e tem que continuar público, continuar sendo do povo”, declara.

Diretora da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (FETRAFI-RS) e da Comissão de Empregados do Banrisul, Raquel Gil destacou a história do banco e ressaltou a importância do reconhecimento da categoria. “Mais do que parabenizar esse banco, temos que parabenizar todos os colegas bancários que fazem parte desse banco, e que transformam esse banco na importância social que ele tem hoje no Estado. Todos os colegas que já tiveram trajetória nesse banco e já se aposentaram, se dedicaram para que ele fosse essa referência estadual que é hoje.”

“A população só tem acesso a banco por conta do Banrisul. O Banrisul é um banco lucrativo, um banco que gera renda, que gera emprego, atende às prefeituras, atende aos serviços sociais do nosso estado. Por isso, é importante que a população defenda a manutenção do Banrisul público”, afirmou Everton Gimenis, diretor do Sindbancários.

O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, marcou presença na celebração e destacou a quase chegada ao centenário. “Estamos comemorando os 98 anos de caminho com o Rio Grande do Sul, com a nossa gente produzindo sempre com o engrandecimento para o desenvolvimento, atendendo a todos os gaúchos e cada vez se renovando mais, dado o avanço das tecnologias e as necessidades. É um orgulho para a gente poder comemorar 98 anos, poucas empresas têm isso.”

Histórico
O Banrisul começou a operar oficialmente em 12 de setembro de 1928, nas salas do Tesouro do Estado. O atual edifício-sede foi inaugurado em 1964, como uma das principais referências arquitetônicas de Porto Alegre. Em 1993, foi inaugurada a primeira sala de autoatendimento.

Em 2014, o banco lançou sua marca de adquirência multibandeira, a Vero. Em 2017, foi lançado o aplicativo Banrisul Digital. Em 2022, ocorreu um rebranding da marca. O ano de 2024 foi marcado pela ampliação da Conta Corrente Digital para residentes de fora do RS Lançamento da Banri Global Account.

No ano passado, o banco alcançou seu maior lucro da história, R$ 1,6 bilhão. A instituição também lançou uma reformulação digital do seu aplicativo e do site institucional. Rumo ao centenário, busca avançar na modernização como banco digital.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias