Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Festival de Queijos e Vinhos reúne grandes marcas do varejo em Canoas

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Feira-de-Queijos-e1779887951503.jpeg

Com gigantes do mercado nacional e internacional, como as vinícolas Concha Y Toro, Salton, Casa Perini e Garibaldi, além da tradicional marca de chocolates Lindt e das queijarias Santa Clara, Gran Mestre, bem como a Vigor, a região Metropolitana de Porto Alegre terá o Festival de Queijos e Vinhos, promovido pela Rede Viezzer de Supermercados. Também participam do evento a importadora Porto a Porto, a Distribuidora Cantu, a Importadora Basso, a Mosmann, a Tirol, a Italiani e a Super Pan.

Totalmente gratuito e aberto à comunidade, o evento, que ocorre nos dias 17 e 18 de julho, das 15h às 21h, na unidade Viezzer Guarujá (Rua Ramiro Barcelos, 198, Bairro São José, em Canoas), promete movimentar o setor de varejo e a culinária local e oferecer aos visitantes degustações exclusivas, incluindo uma ação especial na sexta-feira com a preparação de pizza napolitana pelo Gerente da Indústria de Panificação e Cconfeitaria do Viezzer Supermercados, Guilherme Lacerda. O festival traz ainda um destaque próprio da rede: o vinho importado Oveja, marca trazida com exclusividade pelo Viezzer.

Para o Superintendente Comercial da Rede Viezzer Supermercados, Matheus Viezzer, a iniciativa vai muito além de uma feira de sabores. Segundo ele, ainda que seja um evento tradicional do Viezzer Supermercados, esse ano é especial, pois o evento integra as comemorações dos 40 anos da empresa.

“Pensamos neste evento como um presente para a comunidade de Canoas e região, trazendo marcas que são referência mundial para dentro do nosso espaço, de forma totalmente acessível à comunidade. É a materialização do nosso compromisso de oferecer alta qualidade, em produtos na mesa dos nossos clientes”, destaca.

O Festival Queijos e Vinhos integra o calendário oficial de comemorações dos 40 anos da Rede Viezzer Supermercados no segmento do varejo e a trajetória da empresa é um exemplo de empreendedorismo familiar gaúcho. Tudo começou em 1979, quando Mário Antonio Viezzer deixou Caxias do Sul e abriu a pequena padaria Nosso Pão, no Bairro Nossa Senhora das Graças, em Canoas.

Hoje, a rede é uma potência regional com 11 unidades, emprega 850 colaboradores e possui um Centro de Distribuição próprio localizado estrategicamente no bairro Estância Velha, em Canoas, que abriga também as operações centralizadas de hortifrúti e padaria. Atualmente comandada por uma gestão moderna e profissionalizada pela nova geração da família (Guilherme, Júlio, Marco e Matheus), a empresa mantém sua expansão consolidada, focando na excelência das operações atuais.

Como parte das celebrações dessas quatro décadas, o Viezzer prepara o lançamento de um livro de receitas da família, resgatando a memória afetiva e os pratos que conectam a história dos fundadores com a mesa dos consumidores.

Últimas Notícias