Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

CDL POA tem vagas com foco em 1º Emprego

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: carteira-de-trabalho.jpg

De acordo com o IBGE, 2025 encerrou com jovens de 18 a 24 anos representando 28,8% do total de pessoas desocupadas no país, o que equivale a 1,6 milhão de pessoas. Para diminuir ainda mais esse número, a CDL Porto Alegre está com 20 vagas abertas para atendente de call center. A oportunidade tem foco em jovens que buscam o primeiro emprego para seguir uma carreira na área de recuperação de crédito e cobrança.

As vagas são para o centro de Porto Alegre, e contam com os benefícios: Vale-Transporte (VT), Vale-Refeição (VR), plano de saúde, plano odontológico, auxílio farmácia, auxílio educação, day off de aniversário e abono assiduidade. Interessados devem enviar currículo para o whatsapp (51) 9559-0477.

📍 Local: Centro de Porto Alegre 
📌 Cargo: Atendente de Call Center 
📊 Número de vagas: 20

Benefícios:

  • Vale-Transporte (VT) 
  • Vale-Refeição (VR) 
  • Plano de saúde 
  • Plano odontológico 
  • Auxílio farmácia 
  • Auxílio educação 
  • Day off de aniversário 
  • Abono assiduidade 

📲 Envio de currículos pelo WhatsApp: (51) 9559-0477

Últimas Notícias