Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Pesquisa Real Time: disputa entre Lula e Flávio monopoliza cenário eleitoral

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O cenário político brasileiro está dividido entre direita e esquerda neste início de ano eleitoral. Segundo nova pesquisa da Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) monopolizam a disputa, deixando todos os possíveis candidatos de “terceira via” com menos de 12% das intenções de voto.

Possíveis ‘terceiros’ A pesquisa analisou três cenários diferentes para as urnas em outubro, cada um com um nome alternativo: o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD); o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Cenário 1 (com Ratinho Jr.):

Lula (PT): 36% (homens) / 42% (mulheres).

Flávio Bolsonaro (PL): 33% (homens) / 27% (mulheres).

Ratinho Jr. (PSD): 9% (homens) / 11% (mulheres).

Arte: R7

Cenário 2 (com Eduardo Leite):

Lula (PT): 37% (homens) / 43% (mulheres).

Flávio Bolsonaro (PL): 34% (homens) / 30% (mulheres).

Eduardo Leite (PSDB): 5% (homens) / 5% (mulheres).

Arte: R7

Cenário 3 (com Ronaldo Caiado):

Lula (PT): 36% (homens) / 43% (mulheres).

Flávio Bolsonaro (PL): 34% (homens) / 30% (mulheres).

Ronaldo Caiado (União Brasil): 7% (homens) / 5% (mulheres).

Arte: R7

Perfil dos eleitores

A pesquisa também detalhou o perfil dos eleitores. No aspecto regional, o Nordeste segue como a região com mais apoiadores do presidente Lula, onde o petista registrou 51% das intenções de voto. Já o Sul consolida-se como base da oposição, com Flávio Bolsonaro liderando com 40%.

Do ponto de vista socioeconômico, Lula tem maior intenção de voto entre quem ganha até dois salários mínimos (44%), enquanto Flávio Bolsonaro cresce na faixa acima de cinco salários mínimos (35%).

Pessimismo sobre o Congresso

Outro ponto destacado nas entrevistas diz respeito à percepção da população sobre o Legislativo.

Independentemente da preferência partidária, os brasileiros demonstram pessimismo: entre 73% e 93% dos entrevistados acreditam que a mudança na Presidência terá pouco efeito prático diante da atual composição do Congresso Nacional.

Fonte: R7

Últimas Notícias