
Uma frente fria vai acabar com a onda de calor que castiga milhões de gaúchos e muda o tempo no estado no final desta semana. Esta sexta-feira, 6, será ainda muito quente no Rio Grande do Sul com máximas entre 38ºC e 41ºC no Oeste e no Noroeste do estado e entre 36ºC e 39ºC no Centro, nos vales e na Grande Porto Alegre.
De acordo com a MetSul Meteorologia, ainda nesta sexta, a frente fria começa a ingressar pela fronteira com o Uruguai e o extremo Sul com chuva até o fim do dia no Sul, Oeste e o Leste gaúcho de forma localizada, não se descartando temporais isolados devido ao intenso calor.

Como fica o tempo no fim de semana
No sábado, 7, a frente avança pelo estado e traz chuva para a maioria das regiões, no entanto se enfatiza que as precipitações serão irregulares na distribuição e o sol vai chegar a aparecer com nuvens em diversos locais. Pontos isolados podem ter chuva forte com ocasionais temporais isolados.
No domingo, 8, que será de sol e nuvens, pancadas em pontos isolados da Metade Norte. Como ocorre na maioria das frentes frias de verão, o efeito não é trazer frio e sim moderar o calor. Por isso, o calor persistirá no Oeste no fim de semana, mas sem os extremos que vem se registrando.
No restante do estado, as temperaturas estarão muito mais agradáveis neste fim de semana e em várias cidades do Sul e do Leste do estado as máximas não alcançarão os 30ºC amanhã e no domingo. A frente fria trará chuva irregular e, em geral, com baixos volumes.
Segundo a MetSul, é possível até que em alguns locais sequer chova durante a atuação do sistema frontal. Embora já chova nesta sexta de forma isolada, o sábado será o dia com instabilidade maior. A chuva, apesar de irregular e muito mal distribuída, afetará vários pontos do Centro para o Norte do estado e isoladamente pode ser forte.
Fonte: MetSul Meteorologia