O Grêmio estreou com derrota para o Fluminense por 2×1, no Rio de Janeiro, na estreia do Campeonato Brasileiro. Os gols aconteceram na segunda etapa, Nonato e Lucho Acosta marcaram para o Fluminense e o gol do Grêmio foi marcado por Carlos Vinicius.

Para o jogo de estreia no Brasileirão, o técnico Luís Castro promoveu quatro mudanças no time titular em relação à equipe que atuou no clássico do final de semana. João Pedro, Gustavo Martins, Dodi e Edenílson começaram entre os titulares no Maracanã.
O Grêmio sofreu com a pressão do Fluminense até a metade do primeiro tempo. O time carioca teve algumas oportunidades de gol. Na sequência, o time Gaúcho equilibrou as ações de meio-campo, avançou a marcação e conseguiu chegar no ataque. Porém, no segundo tempo, o time de Luís Castro sofreu dois gols nos primeiro 15 minutos e comprometeu a atuação da equipe e o resultado do jogo.
Aos 29 minutos, do segundo tempo, Carlos Vinicius aproveitou a bola na área e descontou para o Grêmio. Nos minutos finais, a equipe gremista estabeleceu uma pressão, Gustavo Martins perdeu um gol na pequena área, mas Tricolor Gaúcho acabou sendo derrota no Rio de Janeiro.
Escalação do Grêmio: Weverton; João Pedro, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Arthur, Edenílson, Tetê e Amuzu; Carlos Vinicius. Entraram: Marcos Rocha, William, Pavón, José Enamorado e André Henrique. Técnico; Luís Castro.
Escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Jemmes, Freytes e Renê; Martinelli, Nonato e Lucho Acosta; Serna, Canobbio e John Kennedy. Entraram: Santi Moreno, Bernal, Everaldo, Paulo Henrique Ganso e Savarino. Técnico; Luís Zubeldía.
O próximo compromisso do Grêmio no Campeonato Brasileiro será contra o Botafogo, no dia 04 de fevereiro, na Arena. Antes, a equipe gremista receberá o Juventude, no dia 31 de janeiro, na Arena, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho.