Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

INSPIRAMAIS termina hoje no Centro de Eventos da Fiergs

Crédito: Dudu Leal/Divulgação

A 33ª edição do INSPIRAMAIS, principal salão de lançamentos de materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, vestuário, móveis e bijuterias, termina nesta quarta-feira, 28, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS. Com 150 empresas expositoras, os organizadores esperando receber mais de 7 mil compradores nacionais e internacionais. 

Na abertura oficial do evento, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gerson Berwanger, ressaltou que o momento econômico delicado pelo qual passa o Brasil, muito em função do tarifaço dos Estados Unidos, enseja ainda mais esforços na promoção comercial e desenvolvimento da cadeia produtiva da moda. “Quem vai salvar o Brasil é a indústria e é por isso que estamos aqui, energizados, para encarar um momento bastante desafiador”, comentou.


Na sequência, a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destacou números do salão, que nesta edição, além dos mais de mil materiais lançados, conta com uma programação de conteúdos relevantes para o desenvolvimento do setor, em especial sobre design, sustentabilidade e uso da Inteligência Artificial em processos criativos.  “Também temos aqui 38 grupos internacionais que fabricam, mensalmente, mais de 1,5 milhão de pares. A expectativa é de um incremento de 5% nos negócios em relação ao salão de julho passado, somando mais de R$ 47 milhões em negócios”, projetou.

Além dos dirigentes da Assintecal, participaram da abertura do INSPIRAMAIS o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Leandro Evaldt;  o coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da entidade, Walter Rodrigues; a superintendente de Projetos Estratégicos da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Lilian Kaddissi; o presidente-executivo do Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) José Fernando Bello; a gestora da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Viviane Iark; e o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), Ariel Berti.

O INSPIRAMAIS é uma uma realização da Assintecal em parceria com o CICB, Abit e Abimóvel. A realização é do Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional. O apoio institucional é da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai/RS). A parceria institucional é da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Últimas Notícias