Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Alunos do Senac-RS embarcam para intercâmbio em Toronto

Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

Passaporte em mãos e expectativas à flor da pele. No dia 24 de janeiro, 20 alunos do Senac-RS partem de Porto Alegre rumo a Toronto, no Canadá, para viver uma experiência internacional de aprendizado por meio do Programa de Intercâmbio Senac-RS, que alia o estudo do inglês à vivência cultural no exterior.

Até 7 de fevereiro, os estudantes participam de uma imersão que combina aulas de idioma, atividades práticas e passeios culturais. Logo no primeiro dia, os alunos realizam um teste de nivelamento de inglês e passam a integrar turmas com estudantes de diferentes nacionalidades, o que amplia o contato com o idioma em tempo integral. As aulas acontecem no turno da manhã, com acompanhamento de docentes do Senac-RS durante todo o período.

A programação inclui visitas a pontos emblemáticos da cidade e da região, como a CN Tower, o Royal Ontario Museum, o Ripley’s Aquarium, a Casa Loma, o Toronto Metro Zoo e as Cataratas do Niágara, além de bibliotecas, museus e universidades. Também estão previstos jogos de hockey e basquete, proporcionando contato direto com a cultura local.

Fora da sala de aula, o aprendizado continua. Durante todo o intercâmbio, os alunos utilizam o inglês em situações cotidianas, como deslocamentos pela cidade, compras, refeições e visitas turísticas. A experiência é intensificada pela hospedagem em casas de família, que favorece a convivência com moradores ou residentes do Canadá e o contato com diferentes costumes e culturas.

Entre os participantes está Allicia França Marcon, aluna de Idiomas do Senac Alegrete, que vivencia seu primeiro intercâmbio internacional. “Estou com uma expectativa muito alta. É uma viagem com vários jovens e muitas oportunidades. Tenho certeza de que essa experiência vai contribuir muito para o meu aprendizado, vou melhorar meu inglês, viver situações novas e abrir caminhos importantes para o meu futuro”, afirma.

Segundo a analista técnica de Idiomas da Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Luana Dariva, o intercâmbio no Canadá proporciona uma formação que vai além do idioma. “Os alunos vivenciam uma experiência cultural, educacional e pessoal em um ambiente multicultural, desenvolvendo fluência e competências importantes para o mundo do trabalho e para a vida”, destaca.

Para Luana, a expectativa é que a vivência internacional tenha impacto duradouro na trajetória dos estudantes. “O intercâmbio contribui para o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da comunicação em contextos reais. Além disso, amplia a visão de mundo e fortalece competências como adaptabilidade, resiliência, pensamento crítico e respeito às diferenças, aprendizados que acompanham os alunos ao longo de toda a vida acadêmica e profissional”, conclui.

Últimas Notícias