
O ano de 2026 marca um ponto de atenção para a política e a economia no Brasil: eleições que podem redefinir prioridades, Copa do Mundo capaz de alterar fluxos de consumo e o início da transição da reforma tributária, despertando expectativas no setor produtivo. Nesse contexto, compreender movimentos, riscos e oportunidades se torna essencial para quem atua no ambiente de negócios — e é exatamente esse o foco do Cenários 2026, promovido pela CDL Porto Alegre no dia 18 de dezembro. O encontro será das 8h30 às 11h, no Instituto Caldeira, com o tema “Projetando tendências que inspiram o futuro do seu negócio”.
No evento, Oscar Frank, economista-chefe da CDL Porto Alegre, e Dangelo Dalla Rosa, gerente de Negócios do Sicoob Central SC/RS, formarão um painel que abordará indicadores econômicos, crédito e tendências financeiras que impactarão empresas e consumidores em 2026.
Oscar Frank apresentará uma análise do desempenho econômico de 2025. Responsável pelas projeções que colocaram a CDL Porto Alegre na oitava colocação nacional entre as instituições com estimativas mais próximas da realidade em 2024 — além de três inserções no top 5 mensal do Relatório Focus, do Banco Central — ,Frank é economista graduado e mestre pela UFRGS e foi eleito Economista do Ano de 2021 pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-RS). No encontro, trará também projeções para consumo, crédito e atividade produtiva em 2026.
Dangelo Dalla Rosa contribuirá com a visão do cooperativismo financeiro. Economista formado pela UFSC e pós-graduado pela FGV, com mais de 23 anos de experiência no Sistema Sicoob, ele atua no desenvolvimento e suporte às cooperativas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Já passou por áreas como crédito, gestão de risco e operações comerciais, com foco em produtos e serviços financeiros.
O evento também terá Carlos Alberto Furtado de Melo, cientista político, mestre e doutor pela PUC-SP, e professor em tempo integral do Insper desde 1999. Analista político, palestrante e consultor, Melo é colunista do UOL e pesquisador de temas como eleições, liderança, partidos e conflito políticos. Integra equipes do Centro de Políticas Públicas e do Centro de Liderança e Inovação do Insper, além de ser professor em cursos de Graduação, Mestrado e Educação Executiva. É vencedor de duas edições do Prêmio Chafi Haddad, concedido a docentes de destaque.
O Cenários 2026, que conta com patrocínio do Sicoob – cooperativa com 9,3 milhões de cooperados em todo Brasil -, reforça o compromisso da CDL Porto Alegre em apoiar o planejamento estratégico do varejo e de setores correlatos com conteúdo técnico qualificado. “Nosso objetivo é proporcionar uma visão clara e fundamentada sobre os movimentos que devem orientar as decisões das empresas para o próximo ciclo. Antecipar tendências é essencial para a competitividade”, destaca o presidente da CDL POA, Irio Piva.