
A Feira do Livro não conquista apenas adultos em busca de novos títulos. As crianças também têm voz ativa na hora de escolher o que querem ler. Entre as bancas coloridas, capas chamativas e personagens conhecidos, elas apontam, perguntam, opinam e saem felizes com seus exemplares debaixo do braço. Na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, a cena se repete, principalmente na área infantil.
Maria Flor Sffair, de 5 anos, caminhava com a mãe quando encontrou o título que queria: Um dia muito mal-humorado (Stella J. Jones). Além dessa aquisição, a menina já tinha uma sacolinha na mão. “Eu já comprei um livro que chama Quem tem medo do escuro” (Sarah Shaffi, Isabel Otter).” Mas, para a reportagem, a pequena afirmou que não tem medo do escuro.
Na banca Viva Livro, a livreira Rosane Coracini confirma que os leitores mirins sabem o que querem. Entre os títulos mais procurados estão Capitão Cueca, O Clube do Pepezinho, Homem-Cão, Isadora Moon, Mortina e Gildo. Já Paulo Vicente Handoff, de 11 anos, passeava com o pai em busca de novos mangás para a coleção.
“Quero achar um que eu ainda não li”, disse, folheando as opções. Para ele, o que mais chama atenção são as histórias rápidas e cheias de ação. Com curiosidade, autonomia e muita personalidade, as crianças mostram que também são protagonistas, e que suas escolhas literárias merecem ser conhecidas.
Fonte: Lana Maldaner / Especial Oficina de Jornalismo