Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sobe para 36 o número de municípios com estragos provocados pelo ciclone no RS; veja lista

O levantamento anterior indicava dez cidades com estragosFoto : Camila Cunha/CP


Subiu para 36 o número de municípios do Rio Grande do Sul que registraram danos após fortes ventos e pela chuva associados ao ciclone extratropical que passou pelo Estado entre a sexta-feira e este sábado, 8.

Ganhe treinamento gratuito e invista nas maiores empresas
PRISMA IA
O boletim mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado na noite deste sábado, apresenta o balanço das ocorrências. No levantamento anterior, eram dez cidades com estragos.

Os transtornos incluem destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e rompimento de rede elétrica. O relatório ainda traz dados sobre acumulados de chuva, que ultrapassaram 100mm em diversos municípios, além de informações sobre rajadas de vento, com registros de 95km/h.

Municípios atingidos

Abaixo, veja a lista de municípios que reportaram danos à Defesa Civil.

Anta Gorda
Arroio do Sal
Arvorezinha
Barão
Barra do Ribeiro
Bom Retiro do Sul
Butiá
Cachoeirinha
Canoas
Cerro Grande do Sul
Charqueadas
Chuvisca
Cidreira
Eldorado do Sul
Erechim
Frederico Westphalen
Guaíba
Guarani das Missões
Marques de Souza
Osório
Palmares do Sul
Pinhal
Porto Alegre
Porto Mauá
Putinga
Relvado
Roca Sales
São Miguel das Missões
São Sebastião do Caí
Tapes
Torres
Tramandaí
Três Forquilhas
Três Passos
Viamão
Xangri-lá

Volumes de chuva

O boletim também inclui os volumes de chuva registrados nos municípios. Abaixo, veja os maiores acumulados, registrados nos últimos dois dias:

  • Morrinhos do Sul – 201.6mm
  • Ilópolis – 186.2mm
  • Anta Gorda – 157mm
  • Canguçu – 152.7
  • Arvorezinha – 145.4mm
  • Dois Lajeados – 145mm
  • Maquiné – 136.4mm

As rajadas de vento chegaram aos 95km/h em Planalto e 86km/h em Canguçu. Outras cidades, como Passo Fundo, Tramandaí e Porto Alegre, também tiverem ventos com intensidade próxima aos 80km/h.

Últimas Notícias