
No próximo dia 29 de outubro, Porto Alegre recebe o lançamento de um movimento que chega ao Brasil para transformar experiências e reposicionar profissionais com mais de 40 anos como protagonistas de um novo ciclo de geração de valor no país. O Summit Empreender 40+, que acontece das 9h30 às 18h30, no Teatro Bourbon Country, é um evento que marca o início da consolidação de um ecossistema nacional, que será construído a partir do mês de outubro através da plataforma Empreender 40 +.
A iniciativa – criada pelo trio Fábio Bernardi, Fabinho Vargas e Fernando Puhlmann – tem por objetivo incentivar e fortalecer a reputação institucional de marcas, produtos e negócios que valorizam a diversidade geracional e torná-las agentes de transformação. O ecossistema de desenvolvimento do empreendedorismo 40+ no Brasil pretende realizar confrarias e grupos de relacionamento profissional, programas de mentorias e capacitação personalizada, podcast e canal no YouTube, publicações de livros especializados, além de eventos como summits, imersões, workshops e treinamentos práticos para desenvolvimento.
“A experiência é o maior ativo de um profissional e, quando transformada em oportunidade, pode impulsionar resultados coletivos para empresas e para o país. Com o aumento da expectativa de vida, os empreendedores 40+ têm a chance de reinventar o conceito de trabalho. Essa geração mantém a economia ativa e serve de inspiração”, destaca Fabinho Vargas, CEO do projeto Empreender 40+.
Entre os convidados estão nomes de destaque como Pedro Janot, Jair Kobe, Cris Páz, Aod Cunha, Alice Urbim, Tulio Milmann, Fátima Torri, André Foresti, Fábio Bernardi, Lara Piccoli, Michel Couto, Danielle Cosme, Rodrigo Sabiah, Cesar Cidade Dias (CDD), Luciano Potter, Daniel Scola, Fabinho Vargas e Rafael Martins, que compartilharão suas experiências e visões sobre inovação, carreira e reinvenção profissional. A programação do Summit Empreender 40+ inclui painéis, workshops práticos, histórias inspiradoras de reinvenção profissional e amplos espaços de networking, além de encerramento com participação do governador Eduardo Leite. O público esperado de 1000 pessoas pretende reunir profissionais experientes em transição de carreira, executivos em busca de reinvenção, empreendedores iniciantes ou em reestruturação e interessados em capacitação, aprendizado e novas conexões.
“Queremos gerar impacto real, conectar pessoas com histórias e potenciais complementares. Nosso objetivo é construir uma comunidade viva que valorize a trajetória e o conhecimento acumulado desses profissionais e promover uma nova cultura de protagonismo no ecossistema de negócios brasileiro”, afirma Fábio Bernardi, sócio do projeto Empreender 40+.
POPULAÇÃO GLOBAL
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, a população global acima de 60 anos ultrapassará 2 bilhões de pessoas, o dobro em relação a 2020. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta que, já em 2030, haverá mais idosos do que crianças e adolescentes. Dados do IBGE mostram, ainda, que o RS é o Estado mais idoso do país, com 20,15% da população nesta faixa, sendo a capital gaúcha entre as dez cidades grandes com a população mais idosa do Brasil. Essa transição demográfica impõe desafios, mas também abre espaço para oportunidades que redefinem o mercado de trabalho e o empreendedorismo.
O Summit Empreender 40+ surge como resposta a essa revolução silenciosa e traz dados que desafiam estereótipos. Pesquisas da Harvard Business School revelam que a idade média dos fundadores de negócios mais bem-sucedidos é de 40 anos. “Em um mundo que envelhece em ritmo acelerado, o debate ganha relevância. Iniciativas globais sobre empreendedorismo, que medem e analisam os níveis de atividade empreendedora ao redor do mundo, mostram que os negócios iniciados por pessoas acima dos 40 anos têm maior probabilidade de sobrevivência a longo prazo”, afirma Fernando Puhlmann, sócio do projeto Empreender 40+.