
O Heineken Floating Bar é uma iniciativa da plataforma Green Your City de Heineken, que convida o público a ressignificar os espaços urbanos através da cultura e sustentabilidade. Em março deste ano, em ativação na cidade de Porto Alegre, uma estrutura temporária ofereceu experiência única ao público: um bar flutuante em pleno rio Guaíba.
Seguindo o modelo das demais edições do Floating Bar, o lucro da ativação na capital gaúcha será revertido para a implementação de quatro soluções de sustentabilidade na cidade — reforçando a proposta da marca de contribuir de forma concreta para a construção de um legado positivo no território. Em parceria com o Quintessa, aceleradora pioneira em negócios de impacto no Brasil, foram selecionados projetos com foco em educação ambiental, revitalização de áreas verdes urbanas e reabilitação de corpos hídricos.
Um dos projetos é da Trashin, negócio de impacto sediado em Porto Alegre, que irá transformar o Parque Pontal – localizado às margens do Guaíba – em uma referência nacional em sustentabilidade e educação ambiental. A proposta inclui gestão de resíduos com tecnologia interativa, instalação de um reciclômetro e oficinas educativas.
Já o bairro Sarandi, uma das regiões mais impactadas pelas enchentes de 2024, receberá as soluções do Instituto Retomada – mais um dos selecionados. O projeto Sarandi +Verde vai oferecer oficinas práticas para lideranças locais e a requalificação de uma praça pública, regenerando áreas verdes e estimulando a mobilização comunitária por práticas sustentáveis.
CAPACITAÇÃO
Com foco em capacitação e educação ambiental, o Pé de Feijão irá realizar encontros práticos com lideranças de instituições locais. Os participantes receberão kits pedagógicos para replicar os novos conhecimentos em seus territórios, com acompanhamento da equipe em cada nova prática. A ação será finalizada com um evento aberto ao público para ampliar o alcance da temática.
Fechando o grupo, a Infinito Maré instalará uma caravela, por três meses, em um corpo hídrico da cidade para realizar biorremediação da água e análises dos poluentes removidos, unindo ciência e inovação em benefício do meio ambiente urbano.
“Estes projetos representam o impacto positivo que buscamos com o Heineken Floating Bar: iniciativas conectadas ao contexto de cada cidade e com potencial de deixar um legado concreto e duradouro. Mais do que um bar, o projeto faz parte de nossa plataforma de transformação urbana e ambiental”, destaca Eduardo Picarelli, Diretor da unidade de negócios da marca Heineken® no Brasil.
A seleção foi conduzida pelo Quintessa, que avaliou os projetos com base na aderência aos pilares do Green Your City, na capacidade de resposta a desafios reais da cidade e no potencial de impacto duradouro para Porto Alegre.