No final de 2024, Renato Portaluppi encerrou sua quarta passagem pelo Grêmio, sendo substituído pelo argentino Gustavo Quinteros, demitido em abril. Diferentes nomes, porém, foram cotados, inclusive pela imprensa, para assumirem o Tricolor, após a saída de Renato. No entanto, um novo nome foi revelado por Jorge Baidek, ídolo gremista e empresário de futebol: Leonardo Jardim, atualmente comandante do Cruzeiro e que briga pela liderança do Brasileirão.

Com grande atuação no futebol português e contatos em grande parte da Europa, Baidek foi consultado pelo presidente Alberto Guerra para buscar a contratação de Jardim. “O primeiro nome que queríamos mesmo, em um trabalho sigiloso com o presidente foi o de Leonardo Jardim. Mas, naquele momento havia a indecisão sobre a permanência de Renato”, afirmou. O ex-zagueiro também revelou que indicou o nome do português a Paulo Pelaipe, que o levou para o Cruzeiro.
Leia mais: “Ficou feliz”, revela Baidek sobre reação de Mourinho sobre Grêmio
Outro nome que esteve na pauta gremista e que foi trabalhado por Baidek foi o de Luís Castro, que comandou o Botafogo em 2022 e em parte de 2023. “São situações que gosto de trabalhar em sigilo, mas estou abrindo para vocês. Caso o Renato não continuasse, teríamos que ter nomes fortes para substituí-lo. A intenção maior era procurar nomes com a capacidade de serem bons gestores de grupo”, explicou.