
Promover a formação técnica e a inserção no mercado de trabalho para jovens que cumprem o serviço militar obrigatório. Esse é o objetivo do Programa + Soldado Cidadão, uma cooperação entre o Sistema FIERGS e o Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Sul. A iniciativa tem como meta matricular 10 mil jovens até 2027. O lançamento ocorreu em Santa Maria, durante a realização do projeto Rota FIERGS na Região Central. O projeto, que conta com um investimento de R$ 12,6 milhões, oferece cursos gratuitos de aperfeiçoamento e qualificação profissional, proporcionando habilidades técnicas e novas oportunidades de emprego para esse público, ampliando suas chances de inserção no mercado de trabalho.
Após a assinatura, o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, ressaltou a importância da iniciativa para a qualificação dos profissionais no estado. “Essa ação faz parte de um movimento da FIERGS para reduzir a escassez de mão de obra qualificada e ampliar oportunidades de emprego e renda”, afirma.
A diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta afirmou que, com essa iniciativa, o Sistema FIERGS facilita a inserção dos jovens no mercado de trabalho, combatendo assim o “grave desafio da escassez de mão de obra”.
Já o general Paulo Pimentel, comandante da 3ª divisão do Exército, destacou o propósito maior do evento. “É uma satisfação representar o Exército nessa iniciativa, que colocará mais um tijolinho nessa missão do desenvolvimento da região”, afirmou.
O programa já vem sendo executado em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). Durante a manhã, Susana Kakuta visitou as instalações do Senai Santa Maria e acompanhou de perto as atividades do programa, como uma aula prática do curso de pedreiro de alvenaria, ministrada pela instrutora Daiane Correia dos Santos. A aula marcou o encerramento do curso iniciado em 23 de junho, com carga horária total de 160 horas.