O Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) inaugurou sua nova sede no Centro Histórico de Porto Alegre. O prédio, considerado um ícone da arquitetura da região central, passou por um extenso processo de retrofit ao longo dos últimos quatro anos, resultando em um espaço moderno e multifuncional, alinhado aos desafios e às oportunidades do mundo do trabalho contemporâneo.
Com 13 mil metros quadrados distribuídos em cinco andares, a unidade abriga 14 salas de aprendizagem e ambientes profissionalizantes, como estúdios de podcast e cozinha equipada para cursos de gastronomia. Também integra o espaço o polo do Instituto Científico, Tecnológico e Social (ICTS), iniciativa voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras com foco em impacto social.
“Essa expansão não é apenas física — ela simboliza o nosso compromisso com a inclusão produtiva, o desenvolvimento de competências para o século XXI e o fortalecimento de redes colaborativas com empresas, poder público e sociedade civil. A unidade amplia nossa capacidade de atendimento e proporciona vivências formativas mais completas e conectadas às transformações do mundo do trabalho”, afirmou Lucas Baldisserotto, CEO do CIEE-RS.
A estrutura deve receber cerca de 2 mil pessoas por dia, entre jovens, educadores, parceiros e público em geral. No local, atuarão aproximadamente 200 colaboradores diretos. “Com esse espaço, vamos ampliar nossas atividades, além de contar com a beleza desse prédio, que é carregado de história, no coração da cidade. Até 2027, vamos inaugurar mais 14 mil metros quadrados em cidades como Caxias do Sul, Passo Fundo, Bento Gonçalves e Pelotas. Queremos fazer a diferença para a juventude gaúcha pela educação e pelo trabalho”, ressaltou Marivaldo Tumelero, presidente do CIEE-RS.
ESPAÇO
O ICTS ocupará cerca de 6 mil metros quadrados da sede e terá como missão fomentar a inovação e o desenvolvimento social. Lançado oficialmente em novembro de 2024, o instituto se propõe a ser um hub de networking, colaboração, empreendedorismo e entretenimento.
A estrutura contará com uma incubadora para startups e projetos de impacto social, com foco especial em comunidades vulneráveis. Empresas e coletivos que se instalarem no local terão acesso a ambientes de formação, capacitação e desenvolvimento. “Nosso objetivo é estimular projetos que promovam a inovação social — startups, coletivos e novos negócios que contribuam para transformar realidades locais e regionais”, destacou Baldisserotto
Atualmente, o CIEE-RS atende 60 mil jovens em programas de estágio e aprendizagem em todo o estado. Em seus 56 anos de história, a instituição já viabilizou mais de 5 milhões de oportunidades para a juventude gaúcha — incluindo 699 mil contratos de estágio, 190 mil de aprendizagem e 210 mil participações em oficinas digitais, entre outras iniciativas.