O Brasil atingiu o 5º lugar no ranking de países que mais tiveram azeites premiados durante o ano de 2024, perdendo para Itália, Espanha, Turquia e Grécia, nesta ordem as grandes produtores mundiais do óleo. Esta foi a primeira vez que o Brasil ficou entre os cinco países mais premiados na classificação criada pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos, Licores e outros (WAWWJ) para promover os melhores azeites extravirgens do mundo.
Na lista de 2023, o Brasil já havia figurado, pela primeira vez, entre os 10 países mais premiados, ocupando o 6º lugar. Na categoria de melhores produtores do mundo, oito empresas brasileiras apareceram no Top 100, com destaque para a Prosperato, de Caçapava do Sul (RS), que ficou em 4º lugar, com 81 prêmios. A Estância das Oliveiras, de Viamão (RS), veio logo em seguida, na 5ª posição, com 70 prêmios na conta.
A Prosperato encerra o ano de 2024 se consolidando como uma das marcas de azeite mais premiadas do mundo. A marca gaúcha é a única do mundo a figurar entre as cinco mais bem colocadas em dois rankings diferentes do EVOOWR, tanto no geral como no que considera apenas os melhores azeites de oliva condimentados, categoria chamada de “Top 5 Societies of Flavored 2024”, em que ficou com o 2º lugar global. Além disso, o rótulo Prosperato com Limão Siciliano ficou no top 10 dos azeites condimentados mais premiados do mundo. Os resultados foram divulgados no site oficial da premiação.
RECORDE
Somente em 2024, a Prosperato acumula mais de 100 prêmios – um recorde entre as empresas do Brasil. Entre as principais conquistas está, novamente, a liderança entre as marcas brasileiras no Flos Olei 2025, guia que lista os 500 melhores azeites de oliva do mundo. Este é o 9º ano consecutivo que a Prosperato conquista este feito, e dessa vez, atingiu a sua pontuação mais alta: 97 pontos de um total de 100. O ranking é considerado a “Bíblia do Azeite”.