A terceira edição do Bike Day ocorreu na manhã deste sábado na orla do Guaíba, em Porto Alegre. Organizado pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), o evento faz parte das atividades do Outubro Rosa e atraiu grupos de ciclistas de diversas cidades, reunindo amantes do pedal.
A diretora executiva do Imama, Rita Cunha, enfatizou que o objetivo do evento é incentivar a prática de atividades físicas e promover um estilo de vida saudável. Ela também ressaltou a importância do diagnóstico precoce para a prevenção de doenças.
“O Imama, com 31 anos, vai aumentando as suas atividades. E o mês de outubro é importante para falar sobre acesso de tratamento e diagnóstico. Hoje 53% dos diagnósticos são avançados. E um evento como esse, além de ser lindo e contar com a participação de pessoas de diferentes cidades, é saúde”, destacou.
Vera Soares, de 54 anos, que participou com um grupo de ciclistas de Gravataí, contou que começou a pedalar há três meses e encontrou no esporte uma nova fonte de motivação. Já Márcio Oliveira, de 47 anos, que pedala há quase uma década, considera que “pedalar é vida”. Ele também participou do evento pela primeira vez e considerou que “o esporte é sempre bem-vindo para a saúde da pessoa”.