O avião KC-30 da FAB (Força Aérea Brasileira), responsável pela repatriação de brasileiros no Líbano, decolou de Beirute, capital do país, neste sábado (5) por volta das 13h18 (horário de Brasília). Segundo a FAB, embarcaram 229 brasileiros e três pets. O resgate faz parte da primeira fase da Operação Raízes de Cedro.
Uma escala para reabastecimento está prevista em Lisboa, Portugal, antes da decolagem rumo ao Brasil. A chegada ao território brasileiro está prevista para a manhã de domingo (6), com pouso na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo.
Estima-se que aproximadamente 21 mil brasileiros residam no Líbano. O Ministério das Relações Exteriores contabiliza cerca de 3 mil cidadãos interessados em deixar o país devido à intensificação das operações militares das Forças Armadas de Israel. A repatriação estava prevista para sexta-feira (4), mas foi adiada para permitir uma avaliação das condições de segurança.
Na noite de quinta-feira, os bombardeios israelenses contra o Líbano se intensificaram, atingindo inclusive áreas próximas ao aeroporto de Beirute.