O governo brasileiro disse, na noite desta quarta-feira (2), que “acompanha com preocupação” o lançamento de cerca de 200 mísseis pelo Irã contra o território israelense. O ataque iraniano foi na terça-feira (1º) em meio ao aumento das tensões entre Israel e o Hezbollah, no Líbano.
Na nota, emitida pelo Itamaraty, o Brasil diz “condenar” a escalada do conflito e “renova seu apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção”.
O Ministério das Relações Exteriores também disse que a embaixada em Tel Aviv monitora a situação dos brasileiros que vivem em Israel.
Ataque iraniano
Segundo Israel, o Irã disparou mais de 180 mísseis balísticos contra o país nesta terça-feira. Sirenes soaram por todo o país. Segundo o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, a ação “foi em defesa dos interesses e dos cidadãos do Irã”.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o Irã vai pagar pelo ataque. “O Irã cometeu um grande erro esta noite — e pagará por isso”, disse.
O ataque aconteceu em meio a escalada do conflito entre Israel e o Hezbollah, no Líbano. Segundo o Ministério da Saúde libanês, 46 pessoas morreram e 85 ficaram feridas em ataques israelenses no Líbano nas últimas 24 horas.