A Prosperato lançou uma nova edição do azeite Prosperato Origens, o primeiro assemblage de colheita precoce produzido no Brasil. O produto é elaborado por Rafael Marchetti, diretor e mestre de lagar da empresa, através de microlotes de azeitonas. As melhores parcelas das variedades Koroneiki e Picual foram selecionadas para fazer parte do blend especial. A novidade foi lançada durante a Expointer.
“O processo de elaboração do assemblage de colheita precoce é um pouco mais complexo do que o do blend tradicional, pois, nesta fase, as azeitonas mais verdes são mais difíceis de serem colhidas e possuem um rendimento menor em azeite. Em contrapartida, temos azeites com mais polifenóis e de maior complexidade sensorial”, explica Marchetti.
O diretor destaca que a junção das variedades Koroneiki e Picual também não é comum. “É difícil encontrar um blend entre essas duas variedades. A Koroneiki, azeitona grega, traz mais sabor para o azeite; já a Picual, espanhola, tem como característica o aroma frutado mais marcante”, ressalta.
O azeite, que teve sua primeira edição lançada em 2023, em comemoração aos 10 anos da Prosperato, já acumula prêmios importantes desde então. São 10 medalhas de ouro neste ano nos concursos Athena IOOC (Grécia), EVO IOOC (Itália), London IOOC (Inglaterra, AA IOOC (Abu Dhabi), US IOOC (Estados Unidos) e TERRAOLIVO (Israel). Além destes, o produto ainda foi reconhecido com uma medalha de Best in Class na categoria Blend, no concurso JOOP (Japão).
EMBALAGEM PREMIADA
Além deste Assemblage, o que torna o novo rótulo ainda mais especial é sua embalagem, que faz uma homenagem aos costumes do povo gaúcho. As garrafas de 500 mL possuem um design singular, complementado por um mini lenço vermelho produzido artesanalmente, remetendo à tradicional vestimenta gaúcha. O rótulo é ilustrado com a paisagem de um dos olivais da Prosperato na Campanha Gaúcha.
A embalagem conquistou dois importantes reconhecimentos no concurso London IOOC, da Inglaterra, sendo medalhas de ouro nas categorias de design “Packaging – Label” e “Packaging – Total Image”. Há ainda uma edição limitada apresentada em uma caixa de madeira de oliveira numerada, feita pela própria equipe da empresa, acompanhada por um mini pala de lã, ambos confeccionados à mão.