Animais resgatados na enchente ganham novos lares na feira adoção de pets promovida em Canoas

Cerca de 2 mil animais estão sem lar no município; ação ocorre até às 18 horas deste domingo, no ParkShopping Canoas

Canoas possui ainda sete abrigos oficiais com animais resgatados na enchente | Foto: Denis Machado/Moglia Comunicação / CP

Cerca de 80 animais resgatados da enchente, que estavam à disposição de novos tutores nesse sábado, na feira de adoção, em Canoas, ganharam um novo lar. O evento, que acontece no ParkShopping Canoas, segue até às 18 horas deste domingo em parceria com o abrigo emergencial Pata Molhada.

Os animais são todos castrados, e os interessados na adoção são orientados a levar documento original com foto e comprovante de residência. O levantamento mais recente da Prefeitura dá conta de que mais de dois mil pets ainda se encontram em abrigos na cidade, sem reconhecimento de seus tutores originais. Conforme decreto do Poder Público, desde o último dia 13, eles passaram a estar aptos para adoção por terceiros.

Uma das coordenadoras do abrigo emergencial Pata Molhada, Roberta Merten conta que a quantidade de cães abrigados, em dado momento da crise climática, passou dos 3 mil. “Nunca imaginamos viver essa tragédia sem precedentes. Estar vivendo em um canil emergencial é um grande desafio e uma corrida contra o tempo. Sonhamos, depois de terem passado por tanto sofrimento, que encontrem seus tutores ou uma família cheia de amor e cuidado”, ressalta.

Em Canoas, são sete os abrigos oficiais com animais resgatados na enchente: além do Pata Molhada, a Secretaria de Bem-Estar Animal, o Cães Resgatados Canoas, o Abrigo Containers, o SOS Nazário, o Medvet Clínica e o André Leão Poente. A maioria conta com perfis nas redes sociais com fotos dos pets para auxiliar no processo de identificação. O reconhecimento também pode ser feito junto à Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, com imagem do animal.