A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) publicou, nesta quarta-feira (29/5), no Diário Oficial do Estado (DOE) e na página de licitações do site da EGR, o edital eletrônico de disputa pública para contratação de empresa que será responsável pela execução da reconstrução do km 88 da ERS-129, em Muçum. O serviço é necessário devido ao desmoronamento causado pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A disputa pública está agendada para 4 de junho, e a previsão de conclusão da obra é de dois meses.
A medida emergencial integra o plano de ação para a recuperação da ponte e das rodovias afetadas. Nos últimos dias, a equipe técnica da EGR trabalhou na preparação do edital para agilizar a contratação da empresa responsável pelos trabalhos. Ao mesmo tempo, executou, juntamente do governo do Estado e da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), a construção de um desvio alternativo para viabilizar a circulação de automóveis no sistema “pare e siga”, minimizando os prejuízos do tráfego da região.
Para o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a publicação do edital da disputa pública da obra representa o compromisso da empresa no sentido de restabelecer a reconstrução completa do segmento afetado pelos eventos meteorológicos. “Nossas ações estão concentradas em priorizar de maneira ágil e segura condições plenas de trafegabilidade. Afinal, a ERS-129 é conhecida como um dos corredores logísticos mais importantes para o escoamento da produção e para o transporte de cargas do Vale do Taquari”, frisou.
Segundo Vanacôr, com a publicação do edital, o governo do Estado reitera a sua responsabilidade com a região, buscando soluções rápidas e seguras para atender às necessidades da população local.