Os porto-alegrenses lotaram a avenida Edvaldo Pereira Paiva neste 7 de Setembro para acompanhar o tradicional desfile cívico-militar, em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil. O evento, marcado por uma grande presença de público, também contou com a participação de diversas autoridades militares e políticas.
Entre os presentes estavam o Comandante Militar do Sul (CMS), general Hertz Pires do Nascimento, o vice-governador Gabriel Souza e o prefeito Sebastião Melo, que participaram da cerimônia de hasteamento das bandeiras do Rio Grande do Sul, do Brasil e de Porto Alegre, para abertura do desfile.
A programação iniciou por volta das 8h50min, com a revista das tropas pelo comandante da 6ª Divisão de Exército, general Julio Baltieri, que também foi o comandante do desfile. Depois, foi realizada a revista das tropas pelo general Hertz Pires do Nascimento, seguida pela Salva de Gala, com 17 tiros de canhão no Parque Marinha do Brasil.
O desfile foi aberto pelos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) – que foram aplaudidos pelas autoridades -, seguidos por grupamentos de entidades civis e militares. Viaturas, veículos oficiais e blindados das Forças Armadas e das forças de segurança federais, estaduais e municipais também passaram pela avenida. Eles foram sendo seguidos pelo destacamento hipomóvel, com as cavalarias do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda e do 4º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar. O público, entusiasmado, aplaudiu, tirou fotos e interagiu com cada passagem. Ao todo, 4960 pessoas e 219 veículos passaram pela avenida.
Após o evento, o comandante do CMS celebrou a retomada do desfile após o período marcado pelas chuvas que cancelaram o evento do último ano, devido à tragédia no Vale do Taquari, e também das chuvas que devastaram o RS em 2024. “Este ano, no esforço de recuperação, estamos muito felizes de retomar o desfile, não só na capital de Porto Alegre, mas todo o estado do Rio Grande do Sul, que demonstra a nossa retomada e o nosso retorno à normalidade”, destacou o general Hertz.
Já o vice-governador falou da relevância do evento no contexto recente das tragédias no estado. “É um evento cívico muito bonito, que envolve milhares de pessoas, mas também traz a lembrança forte de que todos esses homens e mulheres que desfilaram hoje participaram, de alguma forma, do socorro às vítimas das enchentes”, afirmou Souza.
O encerramento do desfile ficou a cargo do destacamento hipomóvel, com a exibição das cavalarias, e do sobrevoo de helicópteros das forças de segurança, como o Bell 407 da Polícia Rodoviária Federal e o Koala da Brigada Militar.
Após concluída a passagem do desfile, com a Chama da Pátria que estava acesa em frente ao palco das autoridades, acendeu a Chama Crioula, que seguiu com cavalarianos para o Parque Harmonia, onde ocorre o Acampamento Farroupilha.