A situação do rio Vacacaí em São Gabriel piorou com as chuvas desta semana. Conforme o coordenador da Defesa Civil na cidade, Antonio Vitor Vieira Teixeira, a água cobriu a régua de medição. “Subiu mais ou menos cinco metros, mas como a régua de medição está embaixo de água não tem como saber. Por um outro lado, após o fim da chuva por volta das 16h desta terça-feira, na madrugada desta quarta-feira o rio começou a recuar lentamente”, observa.
Na manhã desta quarta-feira ainda não era possível o acesso à régua de medição. Com as cheias que começaram no sábado, em torno de 430 famílias (1,7 mil pessoas) tiveram que deixar suas casas.
A enchente atingiu os bairros de Vila Maria, Mato Grosso, Passo do Lago, Beira Rio, Três de Outubro e Menino Jesus. A defesa civil ainda contabiliza o número de desabrigados e desalojados. A prefeitura está realizando uma campanha para a arrecadação de alimentos, colchões e cobertores aos desabrigados. A sede do Cadastro Único, na Rua General Mallet está aberta nesta quarta-feira para receber doações.
Nesta quarta-feira, os 27 desalojados permaneciam no abrigo montado pela Prefeitura no ginásio Chiapetão. “Como temos a previsão de chuva até esta quinta-feira as pessoas não devem voltar para a suas casas. Desde sábado choveu 286 milímetros no centro de São Gabriel, mas no interior foi bem mais”, confirma. Por causa da chuva, a Defesa Civil municipal ainda não realizou o levantamento dos estragos na zona rural. A enchente fez com que o prefeito Lucas Menezes decretasse emergência ainda nesta terça-feira.