O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS) está com presença garantida, mais uma vez, na 8ª ExpoAgro Cotricampo. O evento dedicado ao agronegócio, neste ano, ocorre entre os dias 21 e 24 de fevereiro, em Campo Novo. As atividades do Senar-RS na feira contemplam oficina de drone e uma edição do Seminário Duas Safras.
Na Oficina Mecanização Agrícola – Drone na Agricultura, os interessados podem aprender mais sobre oportunidades de uso para o dispositivo na agricultura, como pilotar de forma segura, componentes do equipamento e noções de captação de imagem. Para tanto, estão previstas uma introdução teórica e uma parte prática com demonstração de voo. Há quatro horários disponíveis por dia mediante participação do público: 10h, 11h, 14h e 15h.
“O objetivo desta oficina é informar ao público participante sobre as possibilidades de uso do drone na agricultura e como isso pode gerar otimização de processos, aumento de produtividade e qualidade da produção agrícola”, explica o Coordenador do Departamento de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes.
No dia 24 de fevereiro, o Senar promove também, dentro da ExpoAgro Cotricampo, o Seminário Duas Safras – Etapa Produção. Para essa atividade, além de debate mediado pelo presidente do Sistema Farsul Gedeão Pereira, estão prevista quatro palestras:
– Análise e Perspectivas para os Mercados de Grãos 2023/2024, com Antônio da Luz (economista chefe da Farsul, Porto Alegre);
– Arquitetando Sistemas de Produção Rentáveis e Sequestradores de Carbono, com Giovani Stefani Faé (Embrapa Trigo, Passo Fundo);
– Controle de Plantas Daninhas em Cultivos de Inverno, com Leandro Vargas, (Embrapa Trigo, Passo Fundo);
– Bases da Agricultura Conservacionista e Pegada de Carbono na Triticultura, com Vanderlise Giongo (Embrapa Trigo, Passo Fundo).
Durante todo o evento, o Senar-RS disponibiliza ainda uma unidade móvel para atendimento do público visitante com o objetivo de divulgar informações técnicas e promover ações da entidade.
O Duas Safras
O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Senar-RS, Farsul, Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav, Federarroz, Acergs, Sips, Aprosoja, Ocergs, Apassul, Acsurs e Sindag.
Tem como objetivo coordenar esforços entre as entidades promotoras no sentido da intensificação sustentável da produção agropecuária do Rio Grande do Sul. E, por consequência, revolucionar a produção agrícola do Estado, não apenas gerando mais renda e produtividade ao homem do campo, mas também elevando o PIB do estado trazendo benefícios sociais e econômicos à população gaúcha como um todo.
Em 2023, o Duas Safras teve sete eventos realizados, totalizando 56 horas de atividades com a presença de 1.869 participantes — uma média de 267 pessoas por encontro. As atividades foram distribuídas por região e abordaram temas técnicos e econômicos característicos da agropecuária.