Caso de gripe aviária é investigado em Capela de Santana

Ocorrência apura a possibilidade da doença em animal doméstico

Aumentou de oito para 13 o número de casos no país sob investigação, sem ainda resultado laboratorial conclusivo | Foto: Levino Bassi/Embrapa/Divulgação/CP

Um novo caso de suspeita de gripe aviária está em apuração no Rio Grande do Sul. Conforme o painel de monitoramento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a ocorrência investiga a possibilidade da doença em animal doméstico no município de Capela de Santana.

Entre quarta-feira e hoje, dia 5, aumentou de oito para 13 o número de casos no país sob investigação, sem ainda resultado laboratorial conclusivo, conforme o painel de monitoramento do Mapa. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) confirmou a abertura de apuração em relação a um suposto caso de gripe aviária em um frigorífico em Westfália, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

A granja de origem das aves, localizada em Teutônia, está sendo monitorada. A Seapi orienta que qualquer suspeita da doença — caracterizada por sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade súbita e elevada em aves — deve ser imediatamente notificada. As denúncias podem ser feitas nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet ou ainda pelo WhatsApp (51) 98445-2033.